No quadro da comemoração dos 40 anos do Ensino Superior em Cabo Verde, a Universidade de Cabo Verde atribui no dia 21 de dezembro o título DOUTOR HONORIS CAUSA ao Dr. Carlos Nunes Fernandes dos Reis.

Como referimos na nota de abertura do livro” O Ensino Superior em Cabo Verde” da autoria da Doutora Adriana Carvalho, as nações mais evoluídas também são as que mais apostam na educação integral dos cidadãos. Em Cabo Verde, mesmo antes da Independência, sempre esteve patente a preocupação especial na capacitação das pessoas. Todos os documentos de estratégia de desenvolvimento após 1975 testemunham a clara aposta dos Governos de Cabo Verde no setor da educação.

Muitas são as personalidades que contribuíram para a sua construção e institucionalização. Volvidos 40 anos do Ensino Superior Público em Cabo Verde, revela-se oportuno que se homenageia personalidades e entidades que contribuíram ativamente no processo estratégico de implementação e metodologia da evolução qualitativa do Ensino Superior em Cabo Verde, cujo mérito é reconhecido dentro e fora do país.

É com este propósito que, ao abrigo dos Estatutos da Uni-CV, a Reitora da Universidade de Cabo Verde, ouvido o Conselho Científico e a Presidente da Comissão Executiva da FCSHA, submeteu à aprovação do CONSU-UniCV, a proposta de atribuição do título honorífico de Doutor Honoris Causa ao Dr. Carlos Nunes Fernandes dos Reis, pelo papel decisivo desempenhado no processo de institucionalização e desenvolvimento do Ensino Superior em Cabo Verde e pelo mérito e reconhecimento profissional com efeitos significativos para tal setor que se está a valorizar cada vez mais.

Do percurso profissional do Dr. Carlos Nunes Fernandes dos Reis, destacamos:

  1. i) Ministro da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, entre 1975 e 1981 (Decreto n.º 1/1975, de 5 de julho);
  2. ii) Ministro-adjunto do Primeiro-ministro, residente no Mindelo (1982/1984);

iii) Assessor do Ministro da Defesa Nacional (2003-2011);

  1. iv) Embaixador de Cabo Verde residente em Portugal, credenciado em Espanha, França, Itália e Marrocos (1984/1989);
  2. vi) Distinções: - foi homenageado pela Escola Secundária Abílio Duarte, em julho de 2009, «em reconhecimento pelo esforço e dedicação à causa da Educação em Cabo Verde e por toda a entrega e sacrifício pela Liberdade da Pátria»; - foi homenageado pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Cabo Verde, no quadro geral da homenagem «aos cabouqueiros do ensino superior», em novembro de 2011; - foi Agraciado com a Medalha dos Serviços Distintos, primeira classe, em julho de 2014.

A cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa terá lugar na Biblioteca Nacional, pelas 15:00 horas.