Entre os dias 10 e 14 de novembro, a Universidade de Cabo Verde recebeu a visita dos docentes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) Conceição Santos e António Guerner para formalizar a colaboração entre FCUP e a Uni-CV na formação e na I&D em áreas lideradas pela FCUP.

Durante a visita a equipa da FCUP esteve em reuniões com a Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, membros da equipa reitoral e, ainda, com os presidentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e da Escola das Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA), tendo sido discutidas parcerias em mestrados nas áreas: agroalimentar, ambiente, alterações climáticas, físico-química e cibersegurança, entre outras igualmente relevantes. 

Houve ainda tempo para troca de experiências no que diz respeito a estratégias de investigação e de ensino-aprendizagem graduada e pós-graduada.

As atividades a desenvolver em conjunto vão centrar-se sobretudo ao nível dos mestrados, tendo sido também debatida a possibilidade de outras colaborações com outros ciclos e ofertas, no sentido de alargar a flexibilidade de oferta e assegurar a excelência da formação dos alunos em áreas estratégicas para Cabo Verde.

Os dois docentes proferiram, a convite da Uni-CV, palestras nas áreas de alterações climáticas e do impacto destas na produção agroalimentar.