A Universidade de Cabo Verde realiza o Iº Congresso Internacional de Enfermagem em Cabo Verde sob o lema “10 Anos de formação superior: construção, percurso e perspetiva” entre os dias 20 e 22 de novembro, no auditório do Campus do Palmarejo. O Congresso vai reunir investigadores internacionais e nacionais com trabalhos realizados na área da enfermagem que visam promover a divulgação de conhecimentos.

A sessão solene da abertura realiza no dia 20, às 9 horas, contará com a presença do Ministro da Saúde e Solidariedade Social de Cabo Verde, Arlindo Nascimento do Rosário, da Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento e da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, Ana Patrícia Graça.

A agenda do congresso abordará diversos aspetos em torno do lema central distribuídos em mesas-redondas e conferências: Ensino Superior: implementação e percurso do curso de Enfermagem em Cabo Verde; Formação dos enfermeiros na região da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental: experiência da Nigéria; Impacto da formação superior na qualidade de Cuidados em Enfermagem; Enfermagem da família; Desafios da formação em Enfermagem; Investigação em Saúde; Empreendedorismo social; Evidência na Decisão Clínica.

O Congresso tem como objetivo refletir sobre o percurso do curso de Licenciatura em Enfermagem na Universidade de Cabo Verde; conhecer as principais evidências no campo da investigação em enfermagem; e apresentar trabalhos científicos relevantes para o desenvolvimento da profissão.

O conhecimento científico tem vindo a revelar-se, cada vez mais, como uma via para a resolução de problemas, sobretudo se for divulgado. As universidades e outras instituições de ensino superior devem ter uma intervenção efetiva nas sociedades contemporâneas.

O curso de Licenciatura em Enfermagem na Uni-CV iniciou as suas atividades no ano letivo 2008/2009 e oferece, atualmente, os cursos de complemento de formação em Enfermagem e Licenciatura em Enfermagem. Está integrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia e possui dois polos de ensino, uma na cidade da Praia (Campus do Palmarejo) e outra no Mindelo (Campus Ribeira Julião). O curso foi concebido em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Portugal que, desde o início, se mostrou interessada em colaborar na qualificação dos enfermeiros cabo-verdianos, na formação de professores, bem como na melhoria dos cuidados de enfermagem prestados em Cabo Verde.

A Enfermagem tem registado, nos últimos anos, uma evolução significativa ao nível do conhecimento científico e da formação, ao nível tecnológico e da filosofia dos cuidados resultantes de mudanças socioculturais, políticas, económicas, demográficas e epidemiológicas das sociedades modernas. Os desafios que se colocam, hoje, aos enfermeiros tanto em Cabo Verde como nos outros países do Mundo Ocidental têm que ver, sobretudo, com a complexidade das situações de saúde e de doença que exigem uma abordagem interdisciplinar.

Programa do Congresso