close-section-.png

A Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Pernambuco (UFPE), Brasil, realizam o 1º Fórum Internacional sobre Alimentação & Nutrição em Cabo Verde, nos dias 25 a 27 de setembro, no Pólo III da Uni-CV, em Cruz Grande, Santa Catarina, interior de Santiago. O evento é apoiado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO em Cabo Verde), Organização Mundial da Saúde e Ministério da Agricultura e Meio Ambiente (Cabo Verde).

A sessão solene da abertura que se realiza às 9 horas do dia 25 de setembro, contará com a presença do Ministro de Agricultura e do Ambiente, Gilberto Silva, do Pró-reitor para Graduação e CESP, João Cardoso, da representante Residente das Nações Unidas, Ana Parícia Graça, da representante Residente da FAO-CV, Ana Touza, do Representante da OMS/CV, Tomas Valdez, entre outras personalidades ligadas a estes setores.

O principal objetivo do Fórum é fornecer um espaço aberto para a discussão interdisciplinar científica sobre questões globais de Alimentação e Nutrição. O evento foi projetado para identificar preocupações nutricionais em Cabo Verde e estabelecer mecanismos de interação entre grupos de pesquisa para desenvolver colaborações científicas e académicas.

Ao gerar novas perspetivas e explorar ideias inovadoras, pesquisadores do Brasil, Moçambique, França e Cabo Verde vão contribuir para o desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre a fome e a obesidade, nutrição materna e crescimento infantil, nutrição experimental, redução de desperdício de alimentos, recursos naturais de alimentos, nutrição e desporto, educação nutricional e dietas sustentáveis, impacto ambiental da agricultura, insegurança alimentar, alimentos ultraprocessados ​​e microbiologia alimentar.

Os participantes terão uma valiosa oportunidade de se envolver com um conjunto diversificado de especialistas em questões globais de Alimentos e Nutrição e em projetos de pesquisa promissores. Ao produzir discussões científicas, os participantes aumentarão sua contribuição e compromisso para melhorar a área da nutrição em Cabo Verde.

O Fórum Internacional foi planeado com base na perspetiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da FAO - 1) Sem pobreza; 2) Fome Zero; 3) nutrição e saúde; 4) Qualidade e Educação; 5) Agricultura Sustentável; 6) desperdício e perda de alimentos; 7) mundo livre de fome.

O Fórum vai reunir delegados do governo de Cabo Verde, organizações de cooperação internacional e representantes do setor privado e especialistas cabo-verdianos em alimentação e nutrição.

Programa do evento