cedu2018

A Escola na Sociedade atual: revisitar “velhos problemas” para enfrentar desafios atuais

Cabo Verde, Campus de Cruz-Grande, Santa Catarina

3 e 4 de maio de 2019 

A Educação é um setor considerado chave para o desenvolvimento, transformação social e económica de Cabo Verde, pelo que tem sido objeto de algumas reformas, visando o incremento da sua qualidade. É uma expetativa preponderante na atualidade, espelhada tanto nas orientações internacionais como nacionais. Com efeito, o 4.º objetivo inserido na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável visa: “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. A declaração saída do fórum mundial de educação realizado em Incheon, Coreia do Sul, em maio de 2015, partilha essa mesma perspetiva e reitera o compromisso com uma educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável. Com efeito, incumbe à educação, o desenvolvimento de habilidades básicas, cognitivas de alto nível, habilidades analíticas e de resolução de problemas e habilidades interpessoais, sociais, valores e atitudes que permitam vidas saudáveis plenas, a tomada de decisões conscientes no sentido de responder aos desafios locais e globais do desenvolvimento sustentável.

Essas injunções internacionais harmonizam-se com as orientações nacionais plasmadas no Plano Quinquenal para a Educação no horizonte 2017-2021 que prevê três grandes prioridades: universalização do acesso à Educação; melhoria da qualidade e da pertinência dos serviços educativos e reforço da eficiência e da gestão do sistema (p. 41).

Estas prioridades implicam desafios e vários questionamentos sobre e em torno delas. Trata-se de questões que têm vindo a ser debatidas há muito e sob diferentes ângulos, nomeadamente dos riscos educativos, da inclusão e das inovações pedagógicas. A abordagem da relação entre a educação e o desenvolvimento, dos desafios e questionamentos prementes e que perpassam a Educação todo tempo, exige um conhecimento cada vez mais apurado, autóctone, uma postura ativa na construção e difusão de conhecimento, inspirada numa visão humanista da educação e do desenvolvimento.

Considerando que a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), constitui um espaço de reflexão e de debate das questões de atualidade e que tem por missão contribuir para a modernização do sistema educativo a todos os níveis, a 4ª edição do Colóquio Cabo-verdiano de Educação, se propõe refletir sobre problemáticas da Educação, focando no papel da Escola na Sociedade atual; “velhos problemas” e desafios atuais.

Para efeitos de inscrição dos participntes, eis a taxa:

  • 1. 500 ECV------- Estudantes
  • 3. 1000 ECV--------- Pessoas sem Comunicação
  • 4. 25 Euros--------- Pessoas estudantes que vêm de fora
  • 5. 35 Euros---------Professores que vêm de fora 

 

Para fazer o pagamento basta seguir esses 4 passos:
 
  1. Aceder a plataforma pagali (https://www.pagali.cv/);
  2. registar na plataforma, caso nunca o tenha feito. Entrar inserindo os credenciais;
  3. Dentro da plataforma, em Eventos, escolher a opção "Comprar Bilhetes";
  4. Escolher o evento CEDU 2019 e a modalidade que pretende inscrever e fazer o pagamento.

 

Formulário de inscrição dos participantes

 

Para mais informações aceder ao sítio www.unicv.edu.cv e/ou contactar a Comissão OrganizadoraEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Pin It
View My Stats