investigadores_ecaa.png

Os professores e investigadores da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da Uni-CV publicaram recentemente um artigo científico sobre os Sistemas Alimentares e Segurança Alimentar na Ilha de Santiago, numa revista internacional intitulada “Agriculture”.

O artigo, intitulado “Food Systems and Food Security: The Role of Small Farms and Small Food Businesses in Santiago Island, Cabo Verde”, desenvolvido por Arlindo Fortes, Vladmir Ferreira, Elsa Simões, Isaurinda Baptista e Erik Sequeira, analisa o papel e a contribuição das pequenas explorações agrícolas e dos pequenos negócios alimentares para o sistema alimentar e para a segurança alimentar na ilha de Santiago.

Os dados foram recolhidos no âmbito do projeto SALSA (Pequenas explorações agrícolas, pequenos negócios alimentares e segurança alimentar e nutricional sustentável) financiado pelo programa da União Europeia, HORIZON2020, tendo como referencia quatro produtos básicos (tomate, frango, milho e banana).

Numa análise pormenorizada, os resultados mostram que os subsistemas de produção, transformação, distribuição e consumo são diferentes nos diferentes mapas dos sistemas alimentares dos quatro produtos indicados, com inter-relações complexas e diversificadas entre as pequenas explorações agrícolas e os pequenos negócios ligados a vários mercados e a todo o tipo de intervenientes. 

Apesar da sua vulnerabilidade a fatores ambientais, as pequenas explorações agrícolas têm um papel muito importante na melhoria e na diversificação da segurança alimentar e da alimentação na ilha de Santiago. Além disso, as pequenas explorações agrícolas e os pequenos negócios do sector alimentar tendem a contribuir para a criação de emprego nas populações circundantes, na luta contra a pobreza rural, reforçando os meios de subsistência rurais.

O estudo contou ainda com a participação do investigador da Universidade de Pisa, Itália, Stefano Grando, e pode ser acedido através da página oficial da Revista Internacional, “Agriculture”.

“Agriculture” é uma revista científica internacional de acesso aberto, revisada por pares, publicada mensalmente “online” pelo “Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI)”.

Pin It