O 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA11) vai realizar-se em Lisboa, nos dias 2 a 4 de julho de 2020, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O CIEA11 será organizado pelo Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa). 

Desde 1991 e ao longo de dez edições, o Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA) constituiu-se como um espaço singular de encontro, partilha e questionamento sobre a produção académica ibérica e internacional no domínio dos Estudos Africanos. O CIEA10 realizou-se em Granada, em janeiro de 2018, e foi organizado pelo AFRICAInEs: Investigación y Estudios Aplicados al Desarollo, Universidade de Granada. 

O 11º CIEA adota como lema: Trânsitos Africanos no Mundo Global: História e Memórias, Heranças e Inovações.

Funcionamento do 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos – CIEA11

  • • O Programa do CIEA11 inclui sessões plenárias – 3 oradores principais e 3 mesas-redondas – e sessões simultâneas de painéis propostos pelos participantes sob o tema do Congresso: Trânsitos Africanos no Mundo Global: História e Memórias, Heranças e Inovações. 
  • • Está prevista uma sessão plenária final para discutir a criação de uma Associação Ibérica de Estudos Africanos.
  • • Será divulgado em breve um Programa Cultural.

Convidam-se professores e investigadores, estudantes e outros interessados pelo tema do CIEA11 a apresentarem uma proposta de painel ou uma proposta de comunicação a integrar num painel aprovado.

A Comissão Científica do 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA11) Já aprovou o painel "Agricultura e Transições no Desenvolvimento Rural Africano: Inovação, Sustentabilidade e Recursos Naturais" proposto pelo docente Arlindo Fortes da Universidade de Cabo Verde e estudante de doutoramento em Estudos do Desenvolvimento pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e pelo Professor Augusto Manuel Correia do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

O prazo de submissão decorre até ao dia 24 de fevereiro. 

Link do CIEA11: https://ciea11.pt/

23F941AE 1FAC 4ABB A794 6920EC9FDAFE 3b6b7