investigadores_portugueses_resistance.png

Dois investigadores do Projeto RESISTANCE 778076 H2020 acolhidos na Universidade de Cabo Verde de 21 de setembro a 21 de Outubro/2019 ministraram uma ação de formação sobre Práticas de Ensino e Formas de Resistência na Faculdade da Educação e do Desporto/Uni-CV e na Escola Secundária de Salineiro – Ribeira Grande de Santiago.

A mencionada atividade, enquadrada nas atividades do Dia Nacional da Cultura Cabo-verdiana, teve lugar em dois momentos, respetivamente, nos dias 14 e 17 de outubro sob a coordenação do Prof. Doutor António Camões Gouveia e do Prof. Arlindo Caldeira, ambos investigadores do CHAM-Universidade Nova de Lisboa e do Projeto RESISTANCE. Os mesmos foram apoiados pela Prof. Antonieta Lopes da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes. A atividade foi dirigida a públicos-alvo com caraterísticas diferenciadas, respondendo assim a objetivos da Uni-CV, ao nível da extensão académica e ao desafio do RESISTANCE em atingir um universo que extravasa o meio universitário.

Entre outros objetivos, visou o workshop uma abordagem e um aprofundamento de conhecimentos sobre práticas de ensino junto de estudantes do Complemento/Licenciatura em História e Geografia na FAeD/Uni-CV, no seu primeiro dia, na Cidade da Praia.

No segundo momento, no Complexo Educativo de Salineiro, centrou-se num exercício sobre como documentar ilustrações com valor histórico, no caso, sobre a resistência a partir de imagens de vários elementos do património urbano da Cidade Velha. Este momento contou com a presença da senhora Delegada do Ministério da Educação, no concelho da Ribeira Grande de Santiago.

A ação de formação foi ainda uma oportunidade para o conhecimento das narrativas museológicas e museográficas de uma exposição sobre África bem como a realização de uma palestra sobre dois municípios de ilhas afro-atlânticas numa perspetiva comparada: Ribeira Grande de Santiago e São Tomé nos séculos XV a XVIII.

No final da formação todos os participantes receberam os respetivos certificados.

72489974_998710080490744_6378869996201705472_n.jpg

Pin It