IMG_4926.JPG

A Universidade de Cabo Verde e o Japão, através da sua embaixada em Cabo Verde, assinaram esta terça-feira, dia 8 de outubro, um contrato de doação no valor de 76.275 euros, ou seja, 8.410.463 escudos para a aquisição de equipamentos médicos destinados ao laboratório de enfermagem da Universidade de Cabo Verde no Mindelo.

O ato enquadra-se no projeto de Assistência aos Projetos Locais que visa contribuir para a segurança humana e o contrato foi assinado pelo embaixador do Japão em Cabo Verde, Tatsuo ARAI, e pela reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento.

Esta doação destina-se à aquisição de equipamentos pedagógicos para fortalecer a formação dos estudantes da área da saúde da Uni-CV no Mindelo. Também beneficiarão os estudantes da Uni-CV na Praia, já que os dois polos trabalham juntos para a formação de pessoal competente da área da saúde.

O embaixador lembrou que há 10 anos, em 2009, o Governo do Japão financiou o projeto de aquisição de equipamentos médicos para a Escola de Formação de Enfermagem na Praia e acrescentou: “quando o projeto foi concluído a escola foi anexada à Uni-CV, Praia, e hoje tenho o prazer de ver que esses equipamentos foram utilizados de maneira eficaz tanto pela escola como pela Uni-CV e que contribuíram para a formação de muitos enfermeiros”.

Como a saúde é fundamental para o bem-estar das pessoas e o progresso social, o Japão está a envidar esforços para avançar ainda mais a sua cooperação na área da saúde incluindo Cabo Verde, fornecendo a Uni-CV, no Mindelo ferramentas de aprendizado apropriadas que ajudarão a enfrentar o desafio de garantir os melhores cuidados de saúde e contribuir para o fortalecimento da capacidade do pessoal dessa área. Tudo isso com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência médica em Cabo Verde em perfeita harmonia com os objetivos da Cobertura Universal de Saúde que está no centro das preocupações do Governo do Japão, que trabalha para garantir, a todos, o acesso a melhores cuidados.

Por sua vez, a reitora da Uni-CV reiterou os agradecimentos pelo projeto e financiamento desse segundo laboratório de enfermagem para a Universidade de Cabo Verde. A Escola de Enfermagem que integrou a Universidade de Cabo Verde e desenvolveu durantes os últimos 10 anos várias edições do curso, formou mais de 300 enfermeiros no quadro de sistema nacional de formação de enfermeiros, têm ocupado um lugar de destaque e elogiado pelos responsáveis pelos serviços que os recebem, tanto nos centros de saúde como nos hospitais nacionais.

A enfermagem, juntamente com a medicina, é dos cursos mais procurados da Universidade de Cabo Verde. “O Japão, através desse financiamento, está a garantir o reforço das competências e capacidades da nossa universidade no que diz respeito à formação na área da saúde”, afirmou a reitora da Uni-CV.

O embaixador Tatsuo ARAI saudou a Universidade de Cabo Verde pelo seu compromisso em aumentar o desempenho dos estudantes que serão os futuros médicos e enfermeiros do país, fornecendo-lhes ferramentas de aprendizado adequadas que os ajudarão a enfrentar o desafio de garantir o melhor atendimento aos pacientes.

No final da cerimónia de assinatura do contrato de doação, a reitora avançou que um dos grandes projetos para este ano letivo é a instalação da Escola de Ciências Médicas e da Saúde, “nessa escola estarão todas as áreas da saúde incluindo a enfermagem, saúde pública, medicina, ciências farmacêuticas e outras áreas ligadas direta ou indiretamente à saúde, pelo que, esses equipamentos irão garantir a qualidade necessária para sua implementação da melhor forma”.  

 

Uni-CV assina contrato de doação com o Japão para aquisição de equipamentos destinados ao laboratório de enfermagem

O Japão, através da sua embaixada em Cabo Verde, representado pelo embaixador Tatsuo ARAI, vai assinar um contrato de doação com a Universidade de Cabo Verde na terça-feira, dia 8 de outubro, às 10 horas, na sala de reuniões da reitoria, Plateau. O ato enquadra-se no projeto de Assistência aos Projetos Locais que visa contribuir para a segurança humana.

O acordo que vai ser assinado entre as duas instituições comtempla a doação de uma verba no valor de 76.275 euros, ou seja, 8.410.463 escudos, para a aquisição de equipamentos médicos destinados ao laboratório de enfermagem da Universidade de Cabo Verde no Mindelo.

Com esta doação o Japão passa a contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde das pessoas em Cabo Verde. Por outro lado, vai criar condições que permitam a formação de enfermeiros com competência científica, humana e ética para que possam garantir cuidados de saúde de qualidade a todos os indivíduos, famílias, grupos e/ou comunidades ao longo do ciclo da vida, mas também, vai promover o treinamento das habilidades psicomotoras dos estudantes da área da saúde com vista a estimular o aprimoramento das técnicas de enfermagem com maior destreza manual, expertise e embasamento científico.

É a 3ª vez que o Japão financia equipamentos para laboratórios de enfermagem. No arranque do curso de Enfermagem em 2008 fez duas doações para o laboratório da Praia e agora para Mindelo.

 

japao unicv

Pin It