Após a primeira fase de formação decorrida entre 20 e 22 de maio de 2019, destinada a professores de Matemática, visando a familiarização com o software GeoGebra e exploração de suas potencialidades através de exploração de tarefas de construções geométricas básicas, deu-se início a 2ª fase da Formação de Formadores em GeoGebra na Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB) que decorreu entre 2 e 6 de setembro.  

IMG_5214.JPG

Este segundo momento contou com a presença dos formadores Astrigilda Silveira do Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde e José dos Santos do Instituto GeoGebra de Portugal-Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

O projeto formação de formadores que tem como propósito a criação de condições para efetivar a instalação do Instituto GeoGebra na ESPB e cumprir com a missão de ambos os institutos em promover o uso desse software  nos países lusófonos de África, conta com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos no quadro do Programa Iberciência, desenvolvido nos PALOP e Timor Leste, e de responsabilidade da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, que certifica os formadores.

Ao longo desta segunda fase foram desenvolvidas 48 horas de formação incidindo sobre quatro temas dos quais pretendia-se apresentar o software de matemática dinâmica GeoGebra com o qual serão revistas as múltiplas aplicações que o software tem nos diversos ramos da matemática em todos os níveis de ensino. Nestas sessões participaram mais de quatro dezenas de formandos com interesse e entusiasmo. Esperam-se efeitos positivos desta iniciativa e do impacto que virá a ter no contexto do processo ensino e aprendizagem em Angola.

Para além da formação, no dia 04 de setembro, os formadores proferiram uma conferência de abertura subordinada ao tema  “Inovar as práticas pedagógicas com recurso ao software matemático GeoGebra/Relevância do GeoGebra na Modelação Matemática”. Esta conferência teve como propósito a sensibilização do Governo angolano, de dirigentes de instituições de ensino e professores de Matemática para a importância do uso do GeoGebra no ensino e aprendizagem dessa disciplina.

A mesa de abertura do evento esteve composta por suas excelências . Secretário de Estado do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Doutor Eugénio da Silva, em representação da Sra. Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Profª. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, do Vice-Governador do Governo Provincial do Bengo, Prof. Doutor Domingos Guilherme, em representação da Sra. Governadora do Bengo, Doutora Mara Quiosa, e do Diretor Geral da ESPB, Prof. Doutor Ima Panzo.

Pin It