A Universidade de Cabo Verde realiza a sessão de abertura da comemoração do 40º aniversário do Ensino Superior Público em Cabo Verde, no dia 31 de julho de 2019, no auditório da ENG, pelas 15 horas.

Em agenda constam os seguintes painéis de conferências:

  • O Papel das Universidades na Promoção do Desenvolvimento Sustentável e da Coesão Social – proferida pela Magnífica Reitora da Uni-CV, professora Doutora Judite Medina do Nascimento.
  • Uma Educação Catalisadora de Aprendizagens - proferido pelo Professor Doutor Jorge Brito.

O primeiro estabelecimento de ensino pós-secundário em Cabo Verde, Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário (CFPES)  foi criado em 1979, pelo Decreto-Lei Nº  70/79, de 28 de julho. Consequentemente, o referido estabelecimento completará, este ano, 40 anos da sua criação com o entendimento de que a data merece ser assinalada condignamente.

A implantação do embrião da Universidade Pública de Cabo Verde teve lugar quando se criou o primeiro curso de formação pós-secundária, o Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário. Iniciou-se assim um processo que viria a dar lugar à criação de instituições de Ensino Superior Públicas que em 2006, após um período de instalação, se integrariam na Universidade de Cabo Verde.

A Universidade de Cabo Verde foi fundada pelo Decreto-lei n.º 53/2006, de 20 de novembro, sendo que este documento fundador viria a sofrer algumas revisões, culminando, após as primeiras eleições ao cargo de Reitor, em 2014 com a oficialização dos Novos Estatutos, democraticamente construídos com a colaboração da comunidade académica, pelo Decreto-Lei nº 4/2016 de 16 de janeiro.

Nos 12 anos de existência, a Universidade de Cabo Verde conquistou vários desafios, pelo esforço dos membros da sua comunidade académica, sob a gestão global de 3 Reitorias. Nos últimos anos assistiu-se a um reforço da promoção do desenvolvimento humano na sua integralidade, com ênfase nas dimensões científica, técnica, ética, social, cultural e artística, e tendo por paradigma a busca incessante por padrões elevados de qualidade. Esta é uma construção na qual a Uni-CV se tem engajado através da formação de qualidade que promove, mas igualmente através da valorização da ciência, da tecnologia e do incentivo ao desenvolvimento cultural e artístico no seio da academia.

Neste quadro, os objetivos são concretizados através das diferentes unidades orgânicas que desenvolvem atividades de ensino, investigação e extensão, bem como dos grupos de trabalho que desenvolvem atividade nos diferentes domínios de relevância para o desenvolvimento da instituição e do país, incluindo a integração de parcerias nacionais e estrangeiras.

programa_40 anos.png

Pin It