64668732_433154180862084_945665160498905088_n.jpg

Arcelly Solange Lima Duarte, popularmente conhecida por Celly Duarte, é estudante finalista do curso de licenciatura em Educação Física e Desporto na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). Das várias paixões que marcam a sua vida, destaca-se o andebol, modalidade desportiva que pratica desde os 13 anos. Celly Duarte já ergueu o troféu regional por sete vezes, e a nível nacional é hexacampeã. Todas estas conquistas foram obtidas pelo clube onde joga, o ABC.

Definida como uma jovem simples, humilde e que, acima de tudo, luta pelos seus sonhos, Celly afirma que ao lado do andebol figuram-se outras paixões como: lecionar e trabalhar com escalões de formação.

A Uni-CV surge na sua vida como uma oportunidade para o futuro, que mais do que contribuir na sua formação, vai servir como uma alavanca para poder realizar um dos seus sonhos.

Quem é Celly Duarte?

“Chamo-me Arcelly Solange Lima Duarte (preferência-Celly Duarte), tenho 27 Anos. Resido em Lém Ferreira, porém, sou natural de São Vicente. Sou estudante do 4º ano da licenciatura no curso Educação Física e Desporto. Também sou atleta de Andebol no Clube desportivo ABC, em que sou heptacampeã Regional, hexacampeã Nacional.”

Desde quando pratica Desporto?

“Pratico desporto desde os 13 anos. Eu iniciei o desporto quando o meu professor de educação física me disse que iam fazer seleção na escola técnica em São Vicente que poderia me inscrever nas 3 modalidades (andebol, voleibol, basquetebol). Então fui, inscrevi-me e fiz alguns treinos, mas o andebol foi especial porque eu tinha como inspiração a minha irmã que jogava na equipa da escola e tinha também todas as amigas da minha zona, e eu era a mais nova.

Mas sempre fui empenhada em aprender e tive o meu treinador (Armando Soares) que me ensinou tudo o que sei no andebol. Nesse mesmo ano em que iniciei fui bicampeã de juniores e aos 15 anos comecei a jogar no escalão sénior.”

Que significado o andebol tem na sua vida?

“Andebol é o meu mundo, quando estou dentro do campo esqueço-me de todos os meus problemas. O andebol deu-me grandes amizades e muitas oportunidades de conhecer vários países.”

Como vê a Uni-CV? Como se sente sendo aluna da Uni-CV?

“Eu sempre gostei de desporto, então vejo a Uni-CV como a oportunidade para o futuro, porque com o curso, para além de lecionar, vou poder realizar um dos meus sonhos que é trabalhar nos escalões de formação. Sinto-me muito orgulhosa por pertencer a essa casa, pois, para além de colegas, fiz grandes amizades e aprendi muito com os excelentes docentes que tive.”

Que sonhos e projetos tem para o futuro?

Sonho em lecionar e como projeto futuro pretendo trabalhar com escalões de formação.

Como se define?

“Me defino como sendo uma pessoa simples que luta que por aquilo quer e, acima de tudo, humilde.”

Celly Duarte, campeã regional e nacional de andebol, pelo ABC, é uma estudante da Uni-CV e mais um rebento que a nossa universidade vem produzindo nestes doze anos de excelência.

 

João Crisante de Pina - estudante do 4º ano do curso de Ciências da Comunicação

Pin It