Nigéria visita unicv49.jpg

Na rota do tour pela África Ocidental de uma Comitiva do Colégio de Defesa Nacional da Nigéria, a Universidade de Cabo Verde foi a instituição anfitriã, escolhida para acolher os representantes desta importante delegação, o que aconteceu no dia 26 de fevereiro passado.

O Tour Regional de Estudo do Colégio de Defesa Nacional da Nigéria, neste ano académico, decorreu no período compreendido entre 24 de fevereiro e 2 de março, tendo distinguido cinco países da África Ocidental a serem visitados, dentre eles Cabo Verde, a par da Serra Leoa, Libéria, São Tomé e Príncipe e Congo Brazzaville. Das cinco equipas designadas, cada uma visitou um país,  dentro do período do tour, cumprindo um programa específico adaptado ao contexto do país.

De acordo com o Comandante da Defesa Nacional, o Contra-Almirante Adeniyi Osinowo, o tour faz parte do cronograma académico do Colégio, e foi meticulosamente planeado e executado por forma a alcançar os objetivos traçados.

Relativamente aos temas académicos, foram concebidos de modo a que cada equipa retirasse lições de geopolítica estratégica visando uma melhor compreensão da dinâmica do ambiente da CEDEAO. Esses temas foram: Governação Democrática e Desenvolvimento Nacional; Indústria do Petróleo e o Desenvolvimento Nacional na República do Congo; Turismo e o Desenvolvimento Nacional em Cabo Verde; Exploração de Hidrocarbonetos e Desenvolvimento Nacional em São Tomé e Príncipe e Agricultura e Desenvolvimento Nacional em Serra Leoa.

Pin It