IMG_0884.jpg

A Universidade de Cabo Verde e a Polícia Judiciária de Cabo Verde (PJCV) assinaram no dia 9 de outubro, um convénio para desenvolver a cooperação entre as duas instituições. O objetivo da parceria é o de estabelecer os princípios de relacionamento entre a Polícia Judiciária de Cabo Verde e a Universidade de Cabo Verde.

 Antes de proceder à assinatura do protocolo, a Reitora recordou a relação antiga que a universidade tem com o Ministério da Defesa, as Forças Armadas e a Polícia Judiciária. Salientou que neste momento, com muito mais razão, é premente a formalização do acordo, pela oferta feita pela Polícia Judiciária e pelas perspetivas em termos de investigação com interesse para ambas as instituições.

O Diretor da Polícia Judiciária de Cabo Verde, António Sebastião Sousa, salientou a grande oportunidade que se abre para a PJ com a assinatura deste protocolo com a Universidade de Cabo Verde. O protocolo foi rubricado pela Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento e pelo Diretor da Polícia Judiciária de Cabo Verde, António Sebastião Sousa.

O memorando de entendimento prevê colocar sob a responsabilidade da Uni-CV, uma Embarcação Auxiliar denominada “KIARA”, registada sob o n.º 04-A, propriedade da Polícia Judiciária, sedeada em São Vicente; permitir a utilização da embarcação para apoio às aulas, práticas no mar e outras atividades afins dos cursos modulares, profissionalizantes e superiores ministrados na Uni-CV.

Algumas das ações que o protocolo prevê dizem respeito à assunção das despesas de conservação, manutenção e funcionamento da embarcação sempre que a Uni-CV possua capacidade para tal em termos de recursos humanos, materiais e financeiros; reservar vagas nos cursos modulares, profissionalizantes e superiores oferecidos pela Uni-CV, a efetivos da PJ, com isenção da prova de ingresso; realizar, em negociação com a PJ, formações específicas aos efetivos da PJ, nas condições a serem negociadas entre as partes.

Pin It