IMG_0529.jpg

A Universidade de Cabo Verde, em parceria com a Universidade Federal do Pará (Brasil), acolheu o III Seminário Internacional de Segurança Pública, no âmbito do Projeto “Delinquência Juvenil e o Aumento da Criminalidade na Cidade da Praia”. O evento teve lugar nos dias 2 e 3 de outubro, no auditório do Campus de Palmarejo.

Na abertura do Seminário Internacional, o Pró-Reitor para a Pós-Graduação e Investigação, Aristides Silva, enfatizou a importância do seminário que vem contribuir para a dinâmica da investigação científica envolvida nas Pós-graduações e que, consequentemente, projeta as relações entre a universidade e a sociedade no geral.

O Vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Silva, sublinhou a importante parceria com a Uni-CV que permite dialogar com outras perspetivas para além da Pós-graduação e a Investigação e que abarca igualmente a extensão e o ensino.  

O primeiro dia do seminário foi marcado por debates em torno de temas como  “Vitimização em Cabo Verde”, “Planeamento de Ações Policiais em Eventos Populares”, “O Impacto da Coordenação e Articulação entre as Forças de segurança na Prevenção do Crime em Cabo Verde”, “Indicadores e Relatos de Violência sofrida por Homens em Cabo Verde”, “Violência entre parceiros Íntimos nos bairros de Achada Santo Antônio e Terra Branca”, “Relatos de Experiência em Mobilidade Internacional no Brasil” e “Turismo e Segurança:  uma abordagem sobre o Planeamento e Gestão da Segurança Pública e as vantagens competitivas de Cabo Verde na rota do turismo mundial”.

No segundo e último dia, o evento debruçou-se sobre “O modus operandi dos gangues no bairro da Ponta d’Água”, o “O perfil da violência no Bairro de Safende em Praia” e, ainda, sobre “Os produtos e resultados de cooperação entre a Uni-CV e a UFPA e as perspetivas futuras”.

Pin It