IMG_0758.jpg

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil, reuniu-se com a Universidade de Cabo de Verde, no âmbito da cooperação entre as duas instituições, com o objetivo de apresentar projetos: “Nutrição, “Atividade Física e Saúde” (Pós-Graduação), “Crescer com Saúde” e “Uni-CV no meu Quintal”, foram alguns dos expostos. O encontro aconteceu, esta sexta-feira, 5 de outubro, na sala de reuniões da Reitoria.

O Projeto “Uni-CV no meu quintal” tem por objetivo levar o conhecimento produzido na academia para a comunidade carente em localidades com baixos Índices de Desenvolvimento Humano. Estudantes de todos os cursos de graduação ministram cursos de curta duração, palestras, rodas de diálogo com um público formado, preferencialmente, por agentes multiplicadores, tais como: professores, equipas de saúde, lideranças comunitárias, além da população em geral.

O Projeto “Crescer com Saúde”, visa avaliar a influência do peso ao nascer sobre parâmetros antropométricas e de composição corporal, desenvolvimento neuromotor, nível de aptidão física, nível de atividade física habitual, consumo alimentar e hábitos alimentares de crianças com idade entre os 7 e os 10 anos, residentes em Cabo Verde.

A Pós-graduação em “Nutrição, Atividade Física e Saúde” é um programa temático que está inserido na recém-criada área de Nutrição da CAPES.  A Pós-graduação é composta por duas áreas de concentração: (1) Bases experimentais e clínicas da plasticidade Fenotípica e (2) Fatores Ambientais moduladores da Plasticidade Fenotípica. Este programa atuará de forma multidisciplinar no estudo da plasticidade fenotípica.

No âmbito da cooperação entra as duas universidades, realiza-se em junho de 2019, o I Fórum internacional de Alimentação e Nutrição.

A Reitora da Uni-CV, Professora Judite Medina do Nascimento, mostrou-se aberta em acolher os projetos.

Pin It