A Universidade de Cabo Verde, renovou o convénio com a Bridgewater State University (BSU), esta terça-feira, dia 17, na sala de reuniões da Reitoria, com o objetivo de fortalecer ainda mais as relações entre as duas Universidades.

O protocolo foi assinado pela Reitora da Uni-CV, Professora Judite Medina do Nascimento e pelo Presidente da BSU, Frederick W. Clark Jr.

A Reitora da Uni-CV, Professora Judite Medina do Nascimento, que falava antes da assinatura do memorando de entendimento com a Bridgewater State University, sublinhou que no quadro do protocolo assinado em 2014, foram formados vários estudantes da Uni-CV que hoje, mas suas áreas e funções, são referências ao serviço da academia.

“O ponto alto da assinatura do memorando em 2014, foi a instalação do Instituto de Língua Inglesa Dana Mohler Faria. Este instituto enquadra-se no quadro da instalação de vários institutos de línguas, literaturas e cultura que têm por objetivo reforçar a internacionalização da nossa jovem Universidade de Cabo Verde”, explicou a Reitora, segundo a qual o presente acordo de parceria vai consolidar esses projetos, mas, sobretudo, a implementação do Mestrado em Língua Inglesa, Língua Estrangeira, que foi iniciado com a assinatura do primeiro acordo.

A Reitora argumentou que a Universidade de Cabo Verde está a desenvolver programas transversais e que gostaria muito de contar com o apoio de Bridgewater State University para o reforço de capacidades nas áreas de finanças, negócios e línguas. “A nossa aposta é a valorização dos recursos humanos para atingir os grandes desafios”.

De acordo com o Presidente da Bridgewater State University, Professor Frederick W. Clark, Jr. - que apresentou a sua delegação e expressou o seu entusiasmo por estar novamente em Cabo Verde e na Uni-CV - este memorando vai reforçar a cooperação com a Universidade de Cabo Verde, em prosseguir com o Mestrado em Língua Inglesa, Língua Estrangeira.

O memorando de entendimento prevê ainda o apoio da BSU para reforçar a língua inglesa na Uni-CV, ajudando o Instituto de Língua Inglesa Dana da Uni-CV a atingir novos níveis de excelência; disponibilizar, seja por meio de seu próprio corpo docente ou por meio de rede académica, orientação especializada de alto nível.

O presidente de BSU fez a questão de sublinhar as possibilidades ora abertas de cooperação nas áreas de finanças, negócios e línguas, onde os docentes da BSU poderão vir a proferir conferências na Uni-CV. Falou de a possibilidade de estudantes da Uni-CV fazerem intercâmbio na BSU mediante uma cooperação entre a Uni-CV, o Governo de Cabo Verde e a BSU.

Já a Presidente da Bristol Community College, Professora Laura L. Douglas, no decorrer da sua intervenção na qual salientou a importância das Community College em termos de empregabilidade e efeitos no mercado de trabalho, na satisfação das necessidades da educação dos adultos, no reforço da língua inglesa como língua segunda e na parceria com empresas e industrias, perspetivou num futuro próximo uma possível parceria entre a Bristol Community College e a Universidade de Cabo Verde, repto que foi desde logo aceite pela  Reitora da Uni-CV.

Mais fotografias no flickr

Assinatura do memorando com BSU

Pin It