AEF_IC.pngNo dia 6 de abril de 2018, os professores e alunos do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde foram convidados pelo Ministério dos Desporto de Cabo Verde para participarem nas atividades de comemoração do Dia Mundial da Atividade Física, com demonstrações de artes marciais chinesas ao povo cabo-verdiano, especialmente aos idosos.

No início das atividades, a secretária do Instituto Confúcio, Isa Nunes, fez a apresentação e introdução das artes marciais chinesas, enquanto professores e alunos do Instituto Confúcio atraíam a atenção do público fazendo a demonstração do “WU BU QUAN” (5 estilos de movimentos marciais). Seguidamente, as professoras do Instituto Confúcio fizeram a demonstração do “TAI JI”, conhecido como a combinação entre a dureza e a suavidade nas artes marciais e, por fim, as professoras e os alunos fizeram a demonstração do “WU QIN XI” mais conhecido como “o movimento dos 5 animais”.

A demonstração das artes marciais chinesas pelos professores e alunos do Instituto Confúcio conseguiu atrair o público presente, em especial as senhoras idosas que mostraram vontade e motivação para aprender, fazendo os movimentos juntamente com os demonstradores.

Esta atividade do Dia da Atividade Física foi uma mais-valia que permitiu entender um pouco sobre as artes marciais chinesas como forma de promover uma vida mais saudável. As artes marciais chinesas estão a ser paulatinamente introduzidas em Cabo Verde, pois elas exigem tempo, dedicação e disciplina.

No mês de novembro de 2017, o Instituto Confúcio na Uni-CV assinou um protocolo com o Ministério do Desporto de Cabo Verde, com o objetivo de introduzir as artes marciais chinesas no país, um projeto virado especialmente para os idosos, como forma de elevar a importância das artes marciais na vida das pessoas.

dia_educacao_fisica.png

Pin It