WeChat Image_20180118103725-2.jpgNo dia 17 de janeiro de 2018, os Diretores do Instituto Confúcio Zhou Fuqiang e Ermelinda Tavares, a Secretária Executiva, Isa Nunes, e a Professora voluntária chinesa, Bruna, foram recebidos pelo Reitor da Universidade Jean Piaget em Cabo Verde, Dr. Wlodzimierz Szymaniak, com o objetivo de ser assinado acordo de cooperação entre o Instituto Confúcio na UniCV e a Universidade Jean Piaget para a implementação do ensino do Mandarim nessa universidade.

Durante a reunião, o Reitor da Universidade Jean Piaget foi muito recetivo relativamente à proposta de introdução do Mandarim na Universidade. Disse que a Uni-Piaget atualmente disponibiliza idiomas como o Francês, o Inglês e o Português. O Reitor espera introduzir a língua chinesa como um curso opcional, com o objetivo de fornecer mais cursos para estudantes, ampliar os seus horizontes culturais e tornar a Universidade Jean Piaget mais internacional. Prometeu que a universidade poderá facultar gratuitamente salas de aula, serviços administrativos, equipamentos multimédia e outros equipamentos (hardware) para as aulas de Mandarim.

O diretor Zhou Fuqiang disse que o Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde pode criar uma Sala de Confúcio com base no ensino do chinês na Universidade Piaget de modo a estreitar a cooperação entre o Instituto e a Universidade Jean Piaget e proporcionar um espaço de estudos linguístico e cultural. O Reitor da Uni-Piaget disse tomar a boa nota da proposta e levar para o Conselho da Universidade. Assim, essas duas Instituições poderão fechar o acordo que poderá ser feito em duas fases: a primeira fase da cooperação seria a de implementar a língua Chinesa como opcional, que começaria no mês de março; a segunda fase seria a preparação para a instalação da Sala de Confúcio “Confucius Classroom” na Universidade Jean Piaget.

Após a reunião, o Reitor propôs à equipa do Instituto Confúcio visitar a biblioteca, o centro de exames de Inglês, os laboratórios de Física e Química, a rádio, salas de conferências e sala de fisioterapia.

A visita à Uni-Piaget terminou com o compromisso do Reitor da Uni-Piaget de enviar uma carta no sentido da oficialização do acordo de cooperação entre a Universidade Jean Piaget e o Instituto Confúcio.  

 

Pin It