Brito_Jorge.png

No âmbito da receção aos novos estudantes, a Universidade de Cabo Verde realizou na quarta-feira, dia 4 de outubro, no auditório do Campus do Palmarejo, uma Conferência sobre “Os Universitários e a Transformação de Cabo Verde”, proferida pelo professor Doutor Jorge de Sousa Brito.

O Professor Doutor Jorge de Sousa Brito frisou que há uma grande diferença entre o ensino secundário e o universitário. No Liceu dá-se mais atenção ao ensino e pouco tem em conta a aprendizagem. Porém, a aprendizagem assume um maior peso na universidade, uma vez que a aquisição de competências procede o que se aprende. "Avalia-se o que foram capazes apreender, é a vossa competência que conta".

Os estudantes são chamados a olhar para o mundo. Para além de transformar Cabo Verde, pretende-se que sejam capazes de trabalhar em qualquer sociedade, com base na formação que adquiriram aqui no país. "Têm que ser capazes de trabalhar em qualquer sociedade, portanto exige-se que sejam extraordinários". O conferencista estimulou os estudantes a fazerem pesquisas, a questionar e a serem críticos, pois irão ser treinados para resolver problemas.

No final, o Professor deixou sugestões e formas de como estudar para se ser um estudante competente.

Pin It