Uni-CV deu as boas-vindas aos Novos Estudantes

VER GALERIA

A Universidade de Cabo Verde deu as boas-vindas aos novos estudantes que acabam de ingressar no 1.º ano dos cursos de 1.ºciclo / licenciatura e mestrado integrado. A Sessão Solene da abertura do novo ano letivo, aconteceu esta terça-feira, 3 de outubro, no auditório do Campus do Palmarejo

Tendo como o palco central da Universidade de Cabo Verde, o Campus do Palmarejo, a Sessão de Receção dos Novos Estudantes 2017 reuniu os estudantes e toda a comunidade Uni-CV num momento solene, presidido pela Senhora Ministra da Educação Dr.ª Maritza Rosabal, e que contou ainda com as intervenções da Magnifica Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento e do Presidente da Associação Académica dos Estudantes da Uni-CV, Sr. Edson Liver Gomes.

A cerimónia de abertura iniciou com o Hino Nacional. Seguiu-se a intervenção do Presidente da Associação Académica dos estudantes da Uni-CV que, perante o vasto publico, deu as boas-vindas àqueles que se juntaram este ano pela primeira vez aos estudantes da Uni-CV:  “Vocês são os elementos mais importantes no mundo académico porque toda a política desenvolvida à volta do mundo científico é-nos destinada e, consequentemente, à nossa sociedade”, vincou o Presidente da ACAD Uni-CV, para depois lembrar que “os detentores do poder hoje em dia são aqueles que detêm mais informação e no século XXI temos todas as ferramentas necessárias para nos tornarmos  poderosos!”.

A Reitora “destacou: “Hoje, temos muito orgulho em dizer que somos uma universidade que está a caminhar para a excelência e a qualidade a passos largos. Os novos estudantes fizeram uma excelente escolha e não se vão arrepender! Sejam muito bem-vindos e bem-vindas à Universidade de Cabo Verde” que lhes desejou um bom ano letivo 2017/18 na Universidade de Cabo Verde.

A Senhora Ministra da Educação realçou a importância do ato que marca sempre a comunidade académica e que move muitas sinergias, sonhos e expetativas, sobretudo para aqueles estudantes que começam pela primeira vez. A esses estudantes, em especial, a Senhora Ministra endereçou um forte abraço de acolhimento, “que é também de afetividade e de muita alegria porque não há aprendizagem sem esses ingredientes”.

“A Uni-CV é a nossa Universidade pública, está sob a tutela governamental e logicamente será ela o nosso principal foco de intervenção e de ação”, sublinhou a Ministra.

“Existem problemas de financiamento que estamos a equacionar na elaboração do próximo orçamento que é para dar condições de funcionamento necessárias à universidade, mas temos outras questões que são muito importantes, que é o reforço da qualidade do serviço universitário sobretudo na abertura do novo polo universitário em Assomada, que vai abranger todo o norte da ilha de Santiago, mas também temos um vasto programa de doutoramentos e mestrados” avançou a Ministra de Educação.

Terminadas as intervenções, a Reitora proferiu uma comunicação intitulada “Os Desafios do Ensino Superior Público, o caso da Uni-CV”. A Reitora refletiu sobre os desafios da Uni-CV. Logo em seguida, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar as férias de Empresas e Organizações parceiras da Uni-CV.

As atividades de receção aos Novos Estudantes continuam ainda durante toda a semana com conferências, palestras, workshops, jogos de mesas e outras atividades.

conferencia_JN.jpg

Pin It