Noite Europeia dos Vulcões comemorada na Uni-CV

VER GALERIA

A Casa da Ciência da Universidade de Cabo Verde acolheu a “Noite Europeia dos Vulcões”, na sexta-feira, dia 29 de setembro, nas suas instalações, na Escola Grande, no Plateau, com objetivo de dar a conhecer, “em ambiente descontraído”, o trabalho desenvolvido pelos cientistas da Uni-CV nas valências da vulcanologia.

A Diretora Científica da Casa da Ciência da Praia, Professora Mara Abu-Raya, afirmou ser esta a 2ª vez que abraça este evento, tendo referido a 1ª edição realizada na ilha do Fogo. A Noite Europeia dos Vulcões é um evento que é coordenado pelo Instituto Vulcanológico das Canárias, no intuito de aproximar os investigadores da sociedade em geral e de partilhar informações.

“Vamos passar informações acerca do vulcão do Fogo e Brava, dos estudos sismo vulcânicos realizados na ilha do Fogo e também dos estudos de monitorização da ilha da Brava que foram feitos por investigadores da Universidade de Cabo Verde” acrescentou.

Logo após a palestra intitulada “Erupção Vulcânica – antes, durante e depois”, os jovens realizaram atividades de “mão na massa”, nomeadamente, descobrindo meteoritos, identificando minerais, caracterizando rochas, observando fósseis e construindo vulcões.

O evento, desenvolvido em parceria com o Observatório de Vulcanologia da Uni-CV, o Instituto Vulcanológico das Canárias e a MERCK – Portugal, contou com a presença de estudantes e docentes da Uni-CV, estudantes do Liceu Domingos Ramos e crianças do Colégio Semear, para além de convidados.