Balanço do Programa EMPREAMAR CV

VER GALERIA

A Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, reuniu-se com o Comitê do Programa EMPREAMAR CV, na sexta-feira, dia 22 de setembro, na sala de reuniões da Reitoria, no Plateau. O encontro teve por objetivo proceder a um balanço do Programa EMPREAMAR CV e das ações que estão a ser desenvolvidas.

Fazem parte do comité do Programa EMPREAMAR CV as seguintes instituições:  Universidade de Cabo Verde, Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), Campus do Mar, Pró-Empresa, Direção Nacional de Economia Marítima, Direção Nacional das Pescas, Centro Incubadora de Empresas (Business Incubation Center),  Direção Nacional da Energia, Indústria e Comércio, Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Agência Marítima e Portuária. 

“Para nos, é muito importante verificar que esta parceria apresenta resultados: o projeto EMPREAMAR CV. A Universidade de Cabo Verde, o INDP e o Campus do Mar são os promotores, mas pensamos que todos nós somos parte deste projeto, somos um grão de areia naquilo que é a economia azul e podemos fazer a diferença se, através deste projeto, conseguirmos mudar a vida de algumas comunidades”, sublinhou a Reitora.

O Coordenador do Centro de Empreendedorismo e Prestação de Serviços da Uni-CV, Professor Doutor Victor Tavares, apresentou o Programa EMPREAMAR CV e as ações desenvolvidas.

Por sua vez, a Coordenadora do projeto a nível do INDP, Dr.ª Elisa da Cruz, avançou que o INDP pretende seguir a estratégia definida pelo governo que é a de orientar as instituições para a promoção do conceito económico de Economia Azul. O governo assinou a carta de promoção da economia azul em 2015 e nesse documento constam os objetivos, o seguimento, o programa e as instituições-chave que devem pertencer a este projeto, liderado pelo Direção Nacional de Economia Marítima.

“O programa Empreamar consolida todas as iniciativas que queremos levar a cabo”, frisou a  a Coordenadora do projeto a nível do INDP. Acrescentou, ainda, que o programa EMPREAMAR CV é a primeira iniciativa de fomento da economia azul.

A Coordenadora Geral do Projeto do Campus do Mar, Dr.ª Yolanda Molares, frisou a importância crucial da criação do Comitê do Programa EMPREAMAR CV.

O Coordenador da Agência Espanhola para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Dr. Jaime Boyolo, afirmou: “a Cooperação Espanhola escolheu apoiar este projeto porque estamos num novo paradigma de cooperação com Cabo Verde. No passado concedemos muitos apoios, mas estes eram, sobretudo, para financiar assistência técnica”.

Para rematar o encontro, a Reitora da Uni-CV entregou os certificados aos formadores do Campus do Mar, Dr. Jacobo García Durán e Dr. Pablo López, e aos formandos que estavam presentes.

O EMPREAMAR CV é um projeto financiado maioritariamente pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e pela Uni-CV, INDP e Campus do Mar.

Pin It