Assinatura de Protocolo entre a Uni-CV e o NOSi

VER GALERIA

A Universidade de Cabo Verde assinou um protocolo com o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), nesta sexta-feira, 22 de setembro, na sala de reuniões da Reitoria, com o objetivo de estabelecer uma estreita colaboração no domínio das novas tecnologias de comunicação e informação.

O protocolo foi rubricado pela Reitora da Universidade de Cabo Verde, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, e pelo Administrador Executivo do NOSi, Dr. Carlos Santos.

A Reitora da Uni-CV sublinhou que se trata da formalização de um processo de cooperação em curso desde a constituição do RAFE (Reforma da Administração Financeira do Estado), em 1998, e que as duas instituições cresceram juntas, através do Instituto Superior da Educação que já era parceiro do RAFE. Com a fundação da Universidade de Cabo Verde, as relações com o NOSi foram reforçadas. 

“Eu acredito que a formalização deste memorando, irá reforçar ainda mais esta relação de parceria com o NOSi através, nomeadamente, da nossa participação no programa de estágios que o NOSi tem estado a desenvolver, um programa exemplar, porque permite que os nossos estudantes, não só através do concurso acedam as vagas para estágios no NOSi, mostrando o que a própria universidade produz, mas também permite aos nossos estudantes passarem por um processo de experimentação e de treino com a possibilidade de alguns deles ficarem e conseguirem emprego no próprio NOSi.   

Um dos objetivos de cooperação entre as duas entidades prevê a cedência, a custo zero, de um espaço para alojamento de uma página web a todos os estudantes da área de informática.

“A Uni-CV e o NOSi são parceiros na promoção da sociedade do conhecimento e da informação, ao nível do desenvolvimento de competências, quer para a sociedade da informação, como também para o mercado, mas também são parceiros a nível da promoção de uma rede de conhecimento nacional e internacional para a sociedade de conhecimento e da informação”, salientou o Administrador Executivo do NOSi.

 O Administrador Executivo do NOSi avançou que vai ser uma oportunidade para a concretização de ações já identificadas como “chave”, designadamente a disponibilização de equipamentos por forma a permitir que a universidade possa cumprir melhor a sua missão ao nível da investigação e da formação na área da informática.

A celebração do acordo prevê a colaboração entre as duas entidades na promoção de áreas de formação de interesse comum, desenvolvimento anual de ações conjuntas em áreas reconhecidas pelo tecido empresarial cabo-verdiano e pela sociedade de uma forma geral, recrutamento de estagiários e fóruns conjuntos para promoção da sociedade do conhecimento.

No ato da assinatura, o NOSi apresentou o projeto WEBLAB e o programa de estágios.

Pin It