ROSA.jpgNo âmbito do II Colóquio sob o lema “Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores”, que se realizou no dia 9 de setembro, no Instituto da Educação da Universidade de Minho, em Portugal, a docente da Escola de Negócios e Governação, Maria Rosa Martins, apresentou uma comunicação intitulada “Educação Multicultural e Formação Docente: Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores”.

A sua comunicação focalizou o multiculturalismo e a educação multicultural, a prática pedagógica multicultural, o currículo e a formação docente. Também refletiu sobre a importância da diversidade cultural nos currículos da formação docente, os desafios que se colocam aos professores e as estratégias que estes podem utilizar nas suas práticas educativas para facilitar uma maior integração de alunos de diversas origens culturais.

O colóquio “Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores” visa constituir um espaço de debate e de divulgação de estudos centrados em problemáticas atuais e pertinentes da formação de professores nas sociedades ocidentais. Face às questões socioeducativas que hoje se colocam, decorrentes das pressões políticas e económicas da agenda neoliberal e neoconservadora transnacional, que largamente determina as opções político-educativas dos governos nacionais, a formação de professores não se pode colocar à margem do debate e da problematização destas opções e suas implicações para a qualidade do serviço educativo. Não pode ainda ficar incólume face aos fenómenos violentos da globalização, cuja face mais visível se manifesta diariamente nos atos de terrorismo, xenofobia, homofobia, violência de género, guerra e fome, que, entre outros, marcam a atualidade social.

Pin It