exame_sat.jpg

A Universidade de Cabo Verde, parceiro estratégico da Embaixada dos EUA por quase uma década, foi aprovada pelo College Board para administrar um centro de teste SAT na Praia. O SAT -  Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar) - é um dos exames mais comuns dos EUA, utilizado pelas universidades americanas nos seus processos de admissão para os cursos de graduação. O teste SAT irá fortalecer as candidaturas dos alunos cabo-verdianos, abrindo portas para aqueles que se qualificam para bolsas académicas e para estudantes-atletas. Além disso, o centro de teste SAT permitirá que os que fazem parte do exército de Cabo Verde possam candidatar-se ao treinamento militar e aos programas e bolsas de estudos dos EUA.

Pela primeira vez em Cabo Verde os estudantes que optam por prosseguir os seus estudos superiores nos EUA podem fazer o teste SAT. Até agora, os alunos eram obrigados a viajar para Portugal, Brasil ou Senegal para fazer o exame, que é requerido por centenas de universidades.

Para 2017, o teste será realizado em Cabo Verde, na Uni-CV, a 7 de outubro e 2 de dezembro. Em 2018, o teste será realizado pelo menos duas vezes: março e maio. Os alunos devem inscrever-se e pagar o teste online antes da data do mesmo; são aplicáveis prazos de inscrição rigorosos. Todos os testes são baseados em papel e serão administrados no Campus do Palmarejo, na Praia. O SAT avalia a capacidade de um aluno em leitura, escrita e matemática. O teste custa US $80 (oitenta dólares) e geralmente dura cerca de três horas.

Para garantir a preparação dos alunos para o teste o College Board, em parceria com a Khan Academy, lançou, em 2015, materiais de preparação do teste, gratuitos e online. Os materiais de preparação incluem software interativo, mais de 200 vídeos e exercícios passo-a-passo para resolução de programas. Para aceder aos materiais gratuitos de preparação do SAT, consulte o website de Khan Academy https://www.khanacademy.org/sat e www.satpractice.org/go. Para se inscrever e pagar taxas de teste, consulte o website do College Board SAT https://collegereadiness.collegeboard.org/sat

Para obter mais informações sobre o teste SAT, entre em contacto com o Supervisor do Teste SAT na Uni-CV, Professor Doutor Saidu Bangura, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para obter mais informações sobre os estudos nos EUA, entre em contacto com a Orientadora do EducationUSA, Suely Neves, através do e-mail  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 2618962.

Pin It