Encerramento do Projeto KIDS UNICV

VER GALERIA

A Universidade de Cabo Verde, através do projeto Uni-CV KIDS, promovido pela coordenação do curso de Estudos Ingleses, procedeu à entrega de certificados às crianças do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA). O evento aconteceu na quinta-feira, dia 31 de agosto, no auditório do Campus do Palmarejo e no Edifício do Antigo Liceu Velho, em Mindelo.

Um total de 140 crianças receberam certificados, sendo 85 da Praia e 55 de São Vicente. Para além de aulas de Inglês, as crianças interagiram com as disciplinas de Matemática e Biologia durante o mês de agosto.

“Hoje as universidades, para além de serem um centro de transformação de conhecimentos, devem assumir as suas responsabilidades sociais, esse é um compromisso de transformação social”, afirmou o Pró-reitor para Graduação e CESP.

A Representante da CV Móvel, Dr.ª Isa Neves, elogiou a iniciativa e reiterou a disposição da CV Móvel em continuar a patrocinar atividades que são uma mais-valia para as crianças e para sociedade.

São objetivos do projeto Kids Uni-CV, entre outros, estimular, nas crianças de famílias menos favorecidas e/ou que enfrentam problemas sociais e familiares, a vontade de vir a abraçar os estudos universitários; fomentar a aprendizagem da Língua Inglesa e o acesso ao ensino superior nas comunidades mais necessidades; prover às crianças em situação de risco um instrumento de comunicação de/e para o futuro; disponibilizar uma atividade enriquecedora durante o período de férias escolares; desenvolver habilidades individuais e coletivas no trabalho em grupo; promover a inclusão de crianças em situação de risco; proporcionar aos estudantes do 3º ano do curso de Línguas, Literaturas e Culturas – Estudos Ingleses (ramo ensino) a possibilidade de trabalharem as competências adquiridas em Metodologias do Ensino do Inglês, para que se evite que cheguem ao estágio pedagógico sem qualquer experiência enquanto professores.

Por sua vez, Lorena Figueiredo, representante do ICCA em São Vicente, agradeceu à Uni-CV pelo Projeto que muito beneficiou as crianças do ICCA e diz esperar que venham mais projetos do tipo.

A coordenadora do Projeto KIDS UNICV, Dr.ª Lindinalda Lima, agradeceu a todos os envolvidos e expressou o desejo do projeto voltar no próximo ano, abrangendo outras localidades, designadamente a Assomada (Santa Catarina, Santiago).

O projeto contou com o apoio da CVMóvel para aquisição de materiais e teve a duração de um mês, tendo reunido crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. O projeto baseou-se na necessidade de desenvolver o potencial das línguas nas crianças numa idade em que estão mais propícias à sua aprendizagem.

O ato contou com as presenças do Pró-reitor para Graduação e CESP, Professor Doutor João Cardoso, da Presidente da FCSHA, Professora Doutora Cristina Ferreira, do Presidente da Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar, Professor Doutor António Varela e representantes da CVMóvel, do ICCA, docentes, coordenadores do projeto e vários convidados.

Pin It