Exposição IMAGINARY em Cabo Verde

VER GALERIA

A Exposição Imaginary Matemática Interativa - do Imaginário ao Real, instalada na entrada do edifício do Campus do Palmarejo, foi inaugurada ao público nesta segunda-feira, dia 24 de julho, com uma sessão oficial realizada no auditório do Campus do Palmarejo.

A sessão contou com a presença da coordenadora da exposição, profª Doutora Telma Silva, o Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, prof. Jorge Tavares, a Secretária Executiva da UNESCO em Cabo Verde, Dra. Glória Ribeiro, e a Reitora da Uni-CV, profª Doutora Judite Medina do Nascimento.

"Precisamos mudar a perspectiva da matemática e mostrar a sua beleza", afirmou a coordenadora da exposição que contou o percurso temporal da chegada da exposição à Universidade de Cabo Verde.

O presidente da FCT felicitou a participação da docente no processo de montagem: "Eu que sou da matemática, não tinha consciência que se poderia fazer tanto com ela."

A Dra. Glória Ribeiro, representando o financiador que foi a UNESCO, salientou "esta exposição está destinada a Cabo Verde", referindo a grande vontade da instituição em trazê-la ao país, logo a partir do momento em que lhes foi dado a conhecer o projeto.

"É a partir das ciências, nomeadamente das ciências exatas, que temos a oportunidade de desenvolver o nosso país", concluiu.

“A matemática é uma disciplina que amedronta todos, está rodeada de tabus e de grande mistério, cabe aos professores procurar saídas, conseguir a atenção e criarem métodos inovadores para transmitir essa disciplina", apontou a Reitora da Uni-CV para a plateia, utilizando como exemplo a exposição como uma forma de apelar ao interesse dos alunos para a matemática.

"Nós queremos transformar a nossa universidade naquela instituição que vai romper com todos os tabus e transformar a matemática numa disciplina atrativa", acrescentou, referindo todos os outros projetos como a instalação do Instituto Geogebra e a Casa da Ciência que estão a promover uma nova forma de ensinar esta disciplina.

A sessão de abertura foi concluída com a primeira visita-guiada à exposição que vai estar disponível até o dia 5 de agosto.

 

Uni-CV realiza 1ª exposição IMAGINARY em Cabo Verde

display_imaginary.jpg

A Universidade de Cabo Verde vai realizar a primeira 1ª exposição IMAGINARY em Cabo Verde, sob o título: Matemática Interativa – Do Imaginário ao Real, nos dias 24 de julho a 5 de agosto, das 10 às 18 horas, na entrada do Campus do Palmarejo, cidade da Praia. A Sessão da abertura será realizada no dia 24 de julho, às 10 horas no auditório do Campus do Palmarejo.

A exposição interativa IMAGINARY é um projeto que combina a Matemática e a arte, na busca por um conhecimento aberto, levando a Matemática dos centros de investigação ao grande e variado público, para apreciar, aprender, interagir e maravilhar-se.

Através de softwares interativos, construções geométricas, filmes e animações, jogos e diversões, a Matemática Interativa – Do Imaginário ao Real, vai trazer a beleza da Matemática aos olhos com o objetivo de despertar (e/ou reforçar) a paixão por aquela que é a base de todas as ciências, a Matemática. A exposição está dividida em cinco estações: Interativa, de Imagens e Estruturas 3D, Geomath, de Filmes e Animações e Construções Geométricas.

O projeto IMAGINARY surgiu em 2008, no Instituto de Investigação em Matemática (Mathematisches Forschungsinstitut) de Oberwolfach, na Alemanha e já viajou por mais de 50 países, entre os quais Portugal, França, Brasil, Estados Unidos de América, Japão, China e Senegal.

A exposição tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, do Mathematisches Forschungsinstitut Oberwolfach e do IMAGINARY open mathematics.

Esta é uma oportunidade perfeita para desconstruir a Matemática construindo um novo mundo para pequenos e graúdos.

web_cartaz_imaginary.jpg

Pin It