montagem missao ufpa unicv

A Universidade de Cabo Verde e a Universidade Federal do Pára (UFPA) lançaram seis e-books, cinco dos quais resultantes do mestrado em Segurança Pública e um último com o tema "Métodos e Ações Nutricionais em Quilombos", no auditório do Campus do Palmarejo, na quarta-feira, dia 14 de junho.

O evento foi iniciado com as boas-vindas da Reitora da Uni-CV, Profª Doutora Judite Medina do Nascimento, que ressaltou a parceria com a universidade brasileira e fez um historial sobre a cooperação entre as duas instituições e os resultados obtidos.

O Vice-reitor da UFPA, Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva, abordou a experiência da universidade e registou a importância do diálogo entre Cabo Verde e o Brasil. "Estamos aqui para aprender juntos", afirmou referindo-se às obras publicadas em conjunto entre a Uni-CV e a UFPA.

A apresentação dos e-books ficou a cargo do Secretário-geral da Reitoria UFPA, prof. Doutor Marcelo Galvão, que foi também o primeiro coordenador do Mestrado em Segurança Pública na Uni-CV.

“Dissertações em Segurança Pública - Vol, 1", foi realizado pela primeira edição do curso de Mestrado e trata de questões relevantes, tais como o tráfico transnacional de estupefacientes; a imigração no âmbito de alguns países da CEDEAO para Cabo Verde; a sensação de insegurança em Cabo Verde, implicando mais investimentos e análise da relação custo-benefício para ações governamentais de prevenção e combate ao crime; a história da Polícia Nacional cabo-verdiana como uma descrição profunda do percurso para a organização do sistema de segurança pública neste país atlântico e arquipelágico.

Do conjunto das obras, quatro desenvolvem-se sob o título geral "Segurança Pública" e "Segurança e Defesa", subdividindo-se nos subtítulos: "Gestão, Conflitos, Criminalidade e Tecnologia da Informação"; "Indicadores, Conflitos, Criminalidade e Tecnologia da Informação"; "Diagnóstico, Conflitos, Criminalidade e Tecnologia da Informação"; "Conflitos, Criminalidade e Tecnologia da Informação". A série reúne artigos de professores, orientandos e pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Segurança Pública da UFPA e da Uni-CV.

O sexto livro, "Métodos e Ações Nutricionais em Quilombos", é resultado das pesquisas desenvolvidas no Brasil, por cientistas cabo-verdianos e brasileiros em comunidades remanescentes de Quilombos da Ilha do Marajó, a maior ilha fluvial do mundo, localizada na região amazónica do Brasil. Foi organizado por professores, pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação em Nutrição, Estatística e Ciências Sociais da UFPA e da Uni-CV.

O docente da UFPA referiu ainda a vontade do mestrado evoluir para um doutoramento e pediu aos estudantes do primeiro curso de mestrado para se levantarem para uma foto comemorativa.

Os e-books já estão disponíveis em http://unicv.edu.cv/cp-sde e a vontade da equipa é poder trazer as obras impressas do Brasil para que se tornem de acesso físico em Cabo Verde.

montagem balanco UFPA missao

A delegação da UFPA esteve em missão em Cabo Verde desde dia 12 de Junho, tempo em que teve a oportunidade de se reunir com a Equipa Reitoral da Uni-CV, a Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes e realizar um encontro com docentes das várias Unidades Orgânicas no sentido de recolher subsídios para novas áreas de parceria.

A visita da delegação foi finalizada no dia 15 de junho, quinta-feira, com um balanço juntamente com a Equipa Reitoral e com o Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil, Dr. Ricardo Leal.

 

 

Cartaz (10).jpg

Pin It