Lançamento da obra "Inventariação de Geossítios na Ilha de Santiago”

IMG 3023 2

VER GALERIA

Os Serviços de Edições da Universidade de Cabo Verde deram à estampa mais um livro do docente investigador da Uni-CV, José Manuel Pereira, na terça-feira, dia 30 de maio, no anfiteatro do Campus do Palmarejo.

A obra intitulada "Inventariação de Geossítios na Ilha de Santiago: um incentivo à valorização e divulgação de sítios com especial interesse geológico" que conta com seis capítulos, foi apresentada pelas docentes investigadoras da Uni-CV, Sónia Silva e Vera Alfama.

As boas-vindas foram dadas pela Reitora da Uni-CV, Profª. Dr.ª Judite Medina do Nascimento, que felicitou a instituição por mais um livro publicado pelas Edições Uni-CV. “É um marco importante”, acrescentou.

“Trata-se de uma obra de cariz científico e com uma linguagem muito acessível a todos aqueles que procuram conhecer melhor o território cabo-verdiano no seu contexto natural e físico”, afirmou Sónia Silva durante a sua apresentação.

“O autor refere que a ligação entre a história da terra, do homem e do desenvolvimento da vida na terra só é possível quando entendermos que o substrato geológico é fundamental para o desenvolvimento da vida tanto animal como das plantas e vegetal”, salientou ainda.

“A conversação do património geológico em Santiago é uma ação que tem que ser divulgada em Cabo Verde, junto das escolas e comunidades, envolvendo todos os processos geológicos e alimentos geológicos desde origem a evolução das ilhas, a sua constituição e pequenos pormenores geológicos de forma a garantimos uma gestão sustentável”, sublinhou.

Por sua vez, a apresentadora Vera Alfama disse que o presente livro constitui uma importante obra de apoio para várias áreas, tanto para os académicos, professores e estudantes universitários de áreas como Geologia, Geografia, Ambiente e Biologia, como para os técnicos do ambiente, do turismo e do ordenamento do território. Também constitui uma ferramenta importante para os decisores políticos, pela necessidade de despertar consciências e motivar vontades para as grandes questões da conservação do ambiente e do ordenamento do território tendo em conta o património geológico existente na ilha de Santiago, assim como da importância de promover o uso sustentável, quer científico, quer educativo e turístico/recreativo, enfim para promover o desenvolvimento sustentável.

Na sua apresentação foram sublinhados alguns aspetos com o objetivo de criar uma certa empatia da sociedade cabo-verdiana com a sua natureza geológica bem como alguns tipos de turismo sustentáveis, em particular o geoturismo que casa o património natural e cultural com o turismo numa perspetiva de preservação ambiental das nossas ilhas para além de gerar recursos às comunidades locais.

“Neste livro são propostas alternativas ao tipo de turismo de sol e praia (que geralmente promove o turismo de massa) e muitas vezes nada amigo do ambiente, que deveriam ser utilizadas pelas autoridades de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. Este livro constitui, por isso, também, um exercício de cidadania”, finalizou.

O I capítulo refere-se à introdução e estruturação da obra, o II capítulo faz menção ou enquadramento geográfico, geológico e geomorfológico da ilha de Santiago, o III capítulo aborda a geodiversidade e as suas origens, valores e ameaças, o IV capítulo debruça-se sobre o turismo sustentável como recurso para a valorização dos Geossítios e do património geológico cabo-verdiano, e o V capítulo fala sobre o Inventário de Geossítios na Ilha de Santiago.

A apresentação terminou com a intervenção do autor, José Manuel Pereira, tendo agradecido a presença e participação de todos os envolvidos.

A sessão foi apresentada pela Diretora das Edições Uni-CV, Dra. Elizabeth Coutinho, e o evento foi concluído com uma longa fila para receber autógrafos.

 


Edições Uni-CV lançam a obra "Inventariação de Geossítios na Ilha de Santiago"

As Edições Uni-CV vão lançar a obra "Inventariação de Geossítios na Ilha de Santiago", do docente investigador da Uni-CV José Manuel Pereira, nesta terça-feira, dia 30 de maio, às 17h, no auditório do Campus do Palmarejo.

A obra será apresentada pelas docentes investigadoras Sónia Silva e Vera Alfama e tem por base os resultados obtidos durante a realização da dissertação de mestrado do seu autor, José Manuel Pereira, defendida na Universidade do Minho.

Tratou-se de uma iniciativa pioneira em Cabo Verde uma vez que, à data, não existiam ainda trabalhos relacionados com o património geológico do país. A informação que será disponibilizada de modo mais acessível a todo o público, permite divulgar alguns dos locais mais significativos da ilha de Santiago, do ponto de vista geológico e geomorfológico.

lancamento-livro.jpg

Pin It