Conferência "Feiras e mercados nos dois lados do Atlântico: as rabidantes cabo-verdianas e o comércio de produtos brasileiros"

VER GALERIA

A Escola de Negócios e Governação (ENG) da Universidade de Cabo Verde realizou uma conferência sobre "Feiras e mercados nos dois lados do Atlântico: as rabidantes cabo-verdianas e o comércio de produtos brasileiros”, proferida pela Doutora Tatiana Raquel Reis Silva, na quinta-feira, dia 11 de maio, na sala 12 da ENG, no Campus do Palmarejo.

A conferencista, que está a fazer a pesquisa do seu Pós-doutoramento em Cabo Verde, apresentou um trabalho que desenvolveu desde o seu doutoramento a partir da tese “A arte, género, identidade, ocupação feminina no comercio (trans)atlântico das rabidantes cabo-verdianas”.

“Essas rabidâncias têm uma importância na vida dessas mulheres, mas também acabam por ocupar uma grande importância para a economia de Cabo Verde”, avançou a conferencista, acrescentando que “as mulheres são quem impulsiona este comércio que ocorre no âmbito informal, em geral, nas feiras e mercados.

No continente africano a dependendo do contexto, esses agentes (homens e mulheres) acabam detendo grandes denominações, exemplificou as zungueiras e quitandeiras (Angola), palaiês e candongueiros (São Tomé e Príncipe), nanabenz (Benin) e as rabidantes (Cabo Verde).

Tatiana Raquel Reis Silva é doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia, professora adjunta do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão e possui vínculo com o Programa de Pós-graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN-UEMA). Atualmente tem desenvolvido pesquisa académica focando as dinâmicas das relações de gênero em África, especialmente, os processos de ressignificação de identidade(s) e empoderamento feminino, através do comércio informal transatlântico das rabidantes cabo-verdianas. Ao longo dos anos tem discutido questões de género, sexualidades, raça/etnia e violência.

A conferência contou com a presença dos estudantes de Economia, Relações Públicas e Secretariado Executivo e Ciências Empresariais e Organizações, assim como a docente Carla Carvalho.

 

feira-brasileira.jpg

ENG realiza conferência "Feiras e mercados nos dois lados do Atlântico: as rabidantes cabo-verdianas e o comércio de produtos brasileiros"

 

Cartaz Feira

Pin It