Este ano o XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa (REALP) será realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC), do dia 12 a 15 de setembro de 2017.

O Encontro da REALP é um evento internacional realizado todos os anos, alternadamente, na África, em Portugal e no Brasil. 

Desta vez o tema central é “Desenvolvimento e sustentabilidade frente às mudanças climáticas globais”. Assim, o evento se torna um momento singular no contexto internacional, com espaços destinados à discussão e intercâmbio de conhecimentos, além do resultado de pesquisas, que será constituído por um conjunto de palestras e apresentação de trabalhos por pesquisadores dos membros da REALP bem como de outras instituições.

O XIX Encontro da REALP envolve a parceria de várias Universidades Portuguesas, Brasileiras e Africanas, incluindo os Institutos, Ministérios ligados ao ambiente e as Agências de Fomento. A temática proposta parte do pressuposto de que o aumento dos eventos extremos e os desastres naturais registrados nas últimas décadas vêm afetando um número cada vez maior de pessoas e ambientes, desorganizando as estruturas sociais mais vulneráveis, com consequências a médio e longo prazos e que tal aumento pode estar associado às mudanças climáticas em curso. Dessa forma o desenvolvimento e a sustentabilidade, como tema central, devem ser discutidos considerando as alterações do clima, principalmente do ponto de vista da adaptação a fim de tornar a sociedade mais resiliente.

Paralelamente ao XIX Encontro, acontecerá a reunião do Conselho de Representantes, órgão executivo da REALP, que entre outros temas, discutirá:

  1. a) o prosseguimento do Programa de Doutoramento Internacional em Gestão e Políticas Ambientais, cuja a segunda Edição vai ocorrer em Moçambique em 2018.
  2. b) Progresso da primeira edição Doutoramento Internacional em Gestão e Políticas Ambientais na Universidade de Cabo Verde.
  3. c) Definição da estratégia de participação das Universidades da REALP nos projetos visando a promoção da mitigação da mudança climática e adaptação aos seus efeito, com vista a materializar o Acordo de Paris da COP 21, por meio dos compromissos constantes do plano de ação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) registrados na ONU pelos paises, inclusive os membros da REALP, bem como as formas de mobilização e acesso ao finaciamento do Fundo Verde do Clima – GCF da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, no valor de 100 bilhões de dólares anuais.

A janela para submissão de trabalhos já está aberta. Os artigos serão recebidos até 21 de julho. Os detalhes estão no site do evento: https://xixrealp.wixsite.com/xixrealp

XIX Encontro da REALP realiza-se de 12 a 15 de setembro

O XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa (REALP) realiza-se de 12 a 15 de setembro de 2017, em Fortaleza, Brasil, com o tema 

0d7903 07d6644536de4e90b3b98a438e143bf3 mv2

 

"Desenvolvimento e Sustentabilidade frente às Mudanças Climáticas Globais".

Esta edição terá os seguintes painéis temáticos: I) Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade Urbana, Políticas Públicas, Governança e Participação Social; II) Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas; III) Agroecologia e Agricultura Familiar; IV) Degradação Ambiental e Desertificação; V) Gestão Ambiental, Áreas Protegidas, Comunidades Tradicionais; VI) Educação Ambiental, Etnodesenvolvimento e Etnoecologia; e VII) Energias Renováveis, Bioenergia e Biotecnologia.

Pin It