montagem conf observatorio emigracao iscte

O auditório da Escola de Negócios e Governação (ENG) da Uni-CV recebeu a conferência "Observar os Fenómenos da Emigração: Questões Técnicas e Metodológicas", proferida pelo Prof. Doutor Rui Pena Pires, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) , no dia 11 de abril, no Palmarejo.

Moderado pelo Presidente da ENG, Doutor Jorge Dias, o docente do ISCTE que é também Coordenador do Observatório de Emigração de Portugal, começou por fazer uma breve contextualização sobre a emigração no mundo e a realidade portuguesa, salientando a correlação negativa nas zonas de menor imigração que são também as que mais temem a imigração.

"Quando há emigração, ela é concentrada em determinados locais", apontou.

"As pessoas têm que estar com muitas dificuldades para arriscar a insegurança da emigração ", reflectiu, apontando que globalmente a emigração é muito reduzida.

Avançou também que a realidade de países pequenos, como Portugal e Cabo Verde, tende a ser pouco definida, quando são realizados estudos em grande escala.

Concluiu a conferência com a apresentação do site do Observatório de Emigração de Portugal em que foi possível compreender os diferentes dados de vários países que demonstram a atividade dos portugueses pelo mundo. Finalizando, convidou Cabo Verde a constituir o Observatório de Emigração em Cabo Verde.

O espaço foi aberto ao debate com grande participação do público.

A conferência foi promovida através da parceria entre a Uni-CV e a Fundação José Maria Neves e contou com a presença do mesmo, juntamente com a deputada e presidente da Rede de Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas, Drª Graça Sanches, além de representantes de outras entidades públicas que estudam o setor em Cabo Verde.

O evento contou também com a presença do Pró-reitor para a Graduação e CESP, prof. Doutor João Cardoso, a presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, profª Doutora Cristina Pires Ferreira, a Diretora do CIGEF (Centro de Investigação e Formação em Género e Família), profª Doutora Clementina Furtado, docente e estudantes das diferentes Unidades Orgânicas do Campus do Palmarejo.

 

 

emigracao_web.jpg

fenomenos da emigração.jpg

A Universidade de Cabo Verde vai realizar a conferência "Observar os Fenómenos da Emigração: Questões Técnicas e Metodológicas", apresentada pelo docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) da Universidade de Lisboa, prof. Doutor Rui Pena Pires, no Auditório da Escola de Negócios e Governação (ENG) da Uni-CV, no Palmarejo, no dia 11 de abril, às 10 horas.

O conferencista que é também Coordenador do Observatório de Emigração de Portugal, membro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia e do Observatório das Desigualdades, vai abordar as questões da Emigração, tendo como ponto de partida a realidade portuguesa.

A conferência é realizada em parceria com o Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF).

Pin It