professor loureçoA convite do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa, o Professor da Uni-CV, Lourenço Gomes apresentou ontem, dia 14 de março, uma conferência no auditório desta instituição, subordinada ao tema:  "Questões Urbanas de Cabo Verde: cidades da Praia e da Ribeira Brava”.

O evento contou com uma representação da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa e foi moderado pelo Prof. Carlos Nunes Silva. Na plateia estiveram estudantes e convidados ligados ou não ao mundo académico. Na conferência fez-se uma análise comparativa dos problemas urbanos das duas cidades cabo-verdianas, realçando-se os contextos históricos relacionados com o desenvolvimento urbano das mesmas.

Foi salientado o facto das autoridades municipais continuarem a ter dificuldades em fazer face à ocupação de espaços de forma desordenada, sobretudo nos bairros periféricos da cidade da Praia, apesar de todo o esforço de planeamento territorial, cuja produção vem sendo desenvolvida desde 1979. Estiveram ainda em destaque os problemas gerados por esta realidade tais como: níveis indesejáveis de saneamento, deficiencias na mobilidade em situações de emergência, problemas de segurança, principalmente nos tempos de hoje, perigos naturais a que se submetem estruturas de ocupação em zonas de declive, ameaças provocadas pela erosão dos solos a jusante dos aglomerados urbanos sem as devidas preocupações ambientais, entre outros.

A conferência que foi um contributo para a internacionalização da Uni-CV mereceu uma apreciação de excelente e foi considerada muito oportuna pela organização bem como pelo público presente. Referenciou a organização o facto de terem ficado abertas as portas para a presença do docente, em próximos eventos desta natureza. Da discussão que se seguiu à apresentação, onde se reportou ao conteúdo do livro Ribeira Brava: a Urbe – História e Crítica das Suas Obras de Arte, resultou uma sessão de autógrafos no final do evento, tendo o autor oferecido dois exemplares para as bibliotecas do IGOT e do ISCTE.

Pin It