montagem lancamento revista desafios 3

As Edições Uni-CV e a Cátedra Amílcar Cabral da Universidade de Cabo Verde lançaram a 3ª edição da Revista Desafios na terça-feira, dia 31 de janeiro, no auditório do Campus do Palmarejo.

A edição temática da revista dedicou-se ao tema "O lugar da memória e a reinvenção das Origens" com oito textos de conceituados investigadores cabo-verdianos: "Da publicação das cartas [de amor] de Amílcar Cabral" de António Correia e Silva, "Adicionar sem agitar" de Marta Araújo, "Harlem renaissance e negritude" de Ricardo Silva Ramos de Souza, "Do 'nascimento' ao 'regresso às origens'" de Carmen L. Teixeira Barros Furtado, "Música e poder em Cabo Verde" de Alexssandro Robalo, "Rap e pesquisa etnográfica" de Redy Wilson Lima, "Cabral como património histórico para o curriculum" de Carlos Spínola e "A cultura cabo-verdiana" de Cláudia Beato & Nataniel Monteiro.

A Reitora da Uni-CV, prof. Dra. Judite Medina do Nascimento, iniciou a sessão com um discurso de boas vindas, em que saudou o facto da produção da obra ser atualmente produzida quase na sua íntegra na Uni-CV, tendo o trabalho sido possível de realizar através da Cátedra Amílcar Cabral, o Serviços de Edições e Documentação e o Gabinete de Comunicação e Imagem da Uni-CV.

A mesa de apresentação da obra foi constituída pela Diretora dos Serviços de Edições e Documentação, Dra. Elizabeth Coutinho, a Diretora da Cátedra Amílcar Cabral (CAC), prof. Dra. Eurídice Monteiro, a escritora Dra. Vera Duarte e o Dr. Euclides Correia.

A Diretora das Edições Uni-CV fez uma contextualização sobre o percurso da Revista Desafios que já vai na sua terceira edição. Uma publicação periódica que tem mantido a capacidade de análise sobre os temas “Cultura, Línguas e Literatura”, “Legado de Amílcar Cabral, Ciências Agrárias e Ambientais” e “Património Cultural, Ciências Sociais, Humanas e Pedagógicas”.

“Esta revista é especial, não só por ser uma edição temática, mas também por unir um conjunto de colaboradores de diferentes gerações”, afirmou a Diretora da CAC.

A Diretora da CAC também avançou a vontade de tornar a revista indexada, desafio que indicou afirmar a qualidade dos trabalhos apresentados. Sustentou ainda que a revista ora lançada já seguiu os critérios internacionais das publicações indexadas.

montagem lancamento revista desafios 3 2

Finalizou ao agradecer o financiamento concedido pelo Ministério da Educação, que permitiu a impressão da obra e a realização do seu lançamento, à Ministra da Educação, Dra. Maritza Rosabal, presente na sessão.

A apresentação da obra ficou a cargo do Dr. Euclides Correia e da Dra. Vera Duarte que apresentaram duas diferentes visões sobre o pensamento e análise do percurso de Amílcar Cabral como figura histórica que marcou a Cabo Verde. Os textos dos autores também foram abordados de forma sucinta no sentido de suscitar o interessa da plateia no constante estudo do pensamento, obra e vida de Amílcar Cabral.

O evento contou ainda com a presença do Rapper Hélio Cabral que dedicou um improviso e algumas palavras à contextualização das palavras de Amílcar Cabral nos dias da atualidade.

O lançamento contou com a presença do Comandante Pedro Pires, da Dra. Iva Cabral e Dra. Maria Cabral, do primeiro diretor da CAC, o prof. Dr. Manuel Veiga, além de diversos ex-combatentes, o presidente da ACAD, Edson Gomes, docentes e estudantes.

 

Edições Uni-CV e Cátedra Amílcar Cabral lançam Revista Desafios "O lugar da memória e a reinvenção das Origens"

IMG SITE

As Edições Uni-CV e Cátedra Amílcar Cabral (CAC) da Universidade de Cabo Verde vão lançar uma edição temática da Revista Desafios sobre "O lugar da memória e a reinvenção das Origens", no dia 31 de janeiro, terça-feira, às 17h, no Auditório do Campus do Palmarejo.

A apresentação estará a cargo da Dra. Vera Duarte e Dr. Euclides Correia, com a participação especial de Hélio Batalha.

Este é o terceiro número da obra que desta vez conta com oito participantes: António Correia e Silva, Marta Araújo, Ricardo Silva Ramos de Souza, Carmen L. Teixeira Barros Furtado, Alexssandro Robalo, Redy Wilson Lima, Carlos Spínola e Cláudia Beato & Nataniel Monteiro.

O livro conta ainda com o editorial da Diretora da CAC, Prof. Dra. Eurídice Monteiro.

“Os textos reunidos neste número especial têm em comum uma linha temática que busca trazer uma reflexão interdisciplinar sobre a temática da memória e as diversas formas em que esta tem sido evocada por indivíduos e grupos sociais, quer como estratégia de reconstrução ou recuperação de um legado histórico e patrimonial, quer como refúgio e arma de luta simbólica pela inclusão política, económica, social e cultural em sociedades fragmentadas e marcadas pelo processo histórico do colonialismo e pós-colonialismo, resgatando olhares e perspetivas tanto de países que foram ex-metrópoles como das ex-colónias, dos ex-impérios como das potências da nova ordem mundial", avança a Diretora no editorial.

A primeira Revista Desafios foi lançada em 2013 e a segunda em 2014, tendo as duas abordado os temas “Cultura, Línguas e Literatura”, “Legado de Amílcar Cabral, Ciências Agrárias e Ambientais” e “Património Cultural, Ciências Sociais, Humanas e Pedagógicas”.

A revista tem por objetivo a difusão de trabalhos de cariz cultural e científico, enquadrados nas linhas de investigação da Cátedra Amílcar Cabral.

 

lancamento desafios

Pin It