Plantas palestra

A Universidade de Cabo Verde recebeu uma palestra sobre “Progressos no estudo da Flora de Cabo Verde: uma abordagem interdisciplinar no âmbito da História, Evolução e Conservação” proferida pela Professora Doutora Maria Romeiras, na terça-feira, dia 11 de outubro, no auditório do Campus do Palmarejo.

As boas-vindas foram dadas pela Pró-Reitora para Pós-Graduação e Investigação, Professora Doutora Sónia Silva Victoria. A apresentadora procurou debruçar-se sobre a descoberta dos medicamentos a partir dos produtos naturais, plantas medicinais, plantas africanas Cabo (Verde e Guiné Bissau) e a perda da biodiversidade.

A bióloga iniciou a sua apresentação, sublinhando que “as plantas estão na base de muitas construções nas zonas mais rurais” acrescentou, enumerando “dos perfumes, vestuários e dos medicamentos”.

“As plantas fazem parte da constituição de medicamentos que têm uma grande importância a nível da cura de doenças, elas formam a base dos sistemas de medicina mais importantes a nível mundial que tem mais de dois ou três mil anos de existência”, salientou a investigadora.

Durante a sua explanação apresentou alguns trabalhos que têm sido desenvolvidos sobre a biodiversidade e apontou algumas bibliografias sobre a mesma.

“A Medicina moderna centra-se nas plantas” concluiu.

Uni-CV recebe palestra sobre "Progressos no estudo da Flora de Cabo Verde"

images

A Universidade de Cabo Verde vai receber a palestra sobre "Progressos no estudo da Flora de Cabo Verde: uma abordagem interdisciplinar no âmbito da História, Evolução e Conservação" pela Professora Doutora Maria Romeiras da Universidade de Lisboa, Portugal, esta terça-feira, dia 11 de outubro, no auditório do Campus do Palmarejo, às 17 horas.

Doutorada em Biologia (Biologia Molecular), pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Mestre em Protecção Integrada, pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA/UL) e Licenciada em Biologia pela FCUL. Actualmente é Professora convidada do Departamento de Biologia Vegetal da FCUL e é membro integrado dos Centros de Investigação Biosystems and Integrative Sciences Institute (BioISI) e Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (cE3c). A sua actividade científica tem sido desenvolvida na área da Biodiversidade e Botânica Tropical, tendo nesta área artigos científicos e capítulos de livros publicados.