diadoconfucio

O Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde organizou uma atividade musical de Karaoke na Pracinha da Escola Grande no Plateau, com o tema “Vamos Cantar Músicas Chinesas”, no dia 24 de setembro, sábado, às 16 horas.

A atividade foi organizada no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Instituto Confúcio, sendo as músicas interpretadas por alunos do Instituto Confúcio e pessoas da comunidade chinesa, entre estas, a equipa médica que trabalha no Hospital Agostinho Neto. 

Entre os convidados de honra estiveram presentes o Embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong e a sua esposa Bian Zhi Chun, a Reitora da Uni-CV, Prof. Dra. Judite Medina do Nascimento, o Vice-Reitor da Uni-CV, Prof. Dr. António Lobo de Pina, o Administrador Geral, Dr. Mário Lima, o Sr. Presidente da Associação Amizade Cabo Verde – China (AMICACHI), Dr. José Correia, e as Diretoras do Instituto Confúcio na Uni-CV, Mestre Ermelinda Tavares e Prof. Dra. Zheng Qingjun. Também inúmeras empresas chinesas e muitos cabo-verdianos estiveram assistiram e apoiaram a atividade.

A Diretora Nacional do Instituto Confúcio, Mestre Ermelinda Tavares, fez uma breve introdução ao filósofo chinês, Confúcio e ao Instituto Confúcio, explicando que apesar de aprender a língua chinesa não ser tarefa fácil, porém não há obstáculo que não possa ser ultrapassado com empenho e dedicação, e que a língua chinesa também pode ser aprendida através da música. Ela também apelou ao público para se inscrever no curso de língua e cultura chinesa que está a ser lecionado no Instituto Confúcio na Uni-CV.

Durante o seu discurso, a Reitora da Uni-CV agradeceu o enorme apoio e contribuição que o Instituto Confúcio tem dado aos setores da cultura e educação de Cabo Verde, manifestando também a honra de ter o Instituto Confúcio integrado na Universidade de Cabo Verde, isto porque os excelentes desempenhos da equipa do Instituto Confúcio têm elevado o bom nome da Universidade de Cabo Verde.

Por sua vez, o Sr. Embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, relembrou o processo de instalação do Instituto Confúcio na Uni-CV, elogiando vigorosamente a liderança da Diretora Chinesa, Prof. Dra. Zheng Qingjun e a excelente cooperação que o Instituto Confúcio tem tido com a Universidade de Cabo Verde. O Embaixador também manifestou o seu contentamento pelo facto de apesar de o Instituto Confúcio ainda não ter um ano de funcionamento, este tem-se demonstrado como uma plataforma essencial para a divulgação da língua e cultura chinesa através das inúmeras atividades já organizadas. Por fim, o Embaixador agradeceu a todos os departamentos e instituições cabo-verdianas que contribuíram para o estabelecimento do Instituto Confúcio.

No último discurso, a Diretora Chinesa do Instituto Confúcio, Prof. Dra. Zheng Qingjun, agradeceu a presença dos convidados e amigos presentes, dando início à atividade.

Após o término da atividade, a Reitora teceu enormes elogios a toda a organização e também manifestou a sua surpresa pelo número de estudantes capazes de cantar em chinês, com tão pouco tempo de estudo, dando evidência ao bom trabalho do Instituto Confúcio. A Reitora também disse que futuramente haverá mais atividades organizadas em conjunto entre o Instituto Confúcio e a Universidade de Cabo Verde. 

Texto: Bruniguel Andrade, Su Chun e Zheng Qingjun

 

Uni-CV celebra o dia do Instituto Confúcio

Semana de Cinema ChinesaAtividade Musical Chinês de Karaoke
A Universidade de Cabo Verde, através do seu Instituto Confúcio, celebra o Dia do Instituto Confúcio, a 24 de setembro, comemoração que está integrada na realização de um conjunto de outras atividades com início a dia 19 deste mês no Plateau, Cidade da Praia.


Para iniciar a comemoração, o Instituto Confúcio na Uni-CV iniciou a semana de cinema chinês, com a exibição de filmes, documentários e desenhos-animados no Cinema da Praia, de 19 a 23 de setembro, das 17:30 às 21:30.

O culminar da atividade será no dia 24, em que vai ser organizado um karaoke com música chinesa, às 16horas, na Pracinha da Escola Grande, Plateau. O evento contará com as presenças da Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, membros da Equipa Reitoral, do Embaixador da China em Cabo Verde Dr. Du Xiaocong, membros da equipa médica em Cabo Verde e outros convidados.

O Instituto Confúcio é uma instituição de formação sem fins lucrativos, assente no princípio da cooperação entre a República Popular da China e outros países amigos e parceiros, com o objetivo de divulgar e melhorar no mundo a compreensão da língua e da cultura chinesas.

Até dezembro de 2015, foram criados 500 Institutos Confúcio e 1000 Salas de Aula, em 134 países e regiões, foram instalados pela China, com mais de 1,9 milhões de estudantes inscritos.
Sendo o primeiro Instituto Confúcio a instalar-se em Cabo Verde - o Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde – estabeleceu-se em fevereiro de 2015, no quadro da cooperação entre a Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão – China e a Universidade de Cabo Verde.

 

 

Pin It