A Escola de Negócios e Governação (ENG), em parceria com o Ministério da Saúde, realizou uma palestra sobre os “Limites da Economia da Saúde”, proferida pelo Professor Doutor Pedro Augusto Ferreira, da Universidade de Coimbra, esta quinta-feira, dia 27 de julho, na Sala de Conferências do Centro de Telemedicina, do Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia.

As boas vindas foram dadas pelo Presidente da ENG, Doutor José Jorge Dias, que apresentou os dois grandes objetivos da palestra, nomeadamente a explanação dos limites da Economia da Saúde e a discussão com os alunos, docentes e profissionais da área da Saúde das cadeias de relação existentes entre a Economia e a Saúde, abordando dimensões do sistema nacional da Saúde e do sistema de avaliação de desempenho no setor da Saúde.

O palestrante iniciou a sua explanação afirmando que a saúde e os cuidados da saúde são áreas de importância política e económica reconhecidas em grande parte dos países e, para isso, muito tem contribuído o significativo aumento das despesas nessa área nas últimas décadas e a absoluta necessidade de termos cidadãos saudáveis.

“A economia da saúde nasceu como um ramo da economia, aplicado ao estudo da organização do funcionamento e do financiamento do setor da saúde. Nos últimos anos tem vindo a ganhar força como uma área de conhecimento específica cujos modelos e instrumentos são de grande auxílio na análise e no equacionamento dos problemas do setor” afirmou o Professor Doutor Pedro Augusto Ferreira.   

O docente afirmou que a economia e a saúde estão interligadas de várias formas, o próprio conceito da economia da saúde é o resultado dessa ligação. Acrescentou ainda que o estudo da economia é importante principalmente em dois aspetos distintos, por um lado, é a contribuição do sector da saúde em toda a economia e, por outro lado, as políticas nacionais são sensíveis a importância que os cidadãos que os atribuem aos problemas económicos que enfrentam ao tentar manter ou melhorar a sua saúde.

 

 

LIMITES DA ECO

“O setor da saúde tem características próprias que justificam uma metodologia que, em alguns aspetos, tem de ser diferente da usada em outras áreas económicas: a incerteza, a assimetria da informação, as instituições sem fins lucrativas, as regras que limitam a concorrência, o juízo de valor no consumo dos serviços médicos e o papel do Estado” frisou.

“A economia da saúde tem tido uma convivência nem sempre fácil com as profissões do campo da saúde, muitas das vezes como consequência da forma como cada parte considera a apresentação de cuidados” concluiu.

A apresentação foi realizada por videoconferência com diversos pontos de Cabo Verde através dos núcleos de teleconsulta dos hospitais da Ribeira Grande em Santo Antão, do Porto Inglês no Maio, de Nova Sintra na Brava, da Ribeira Brava em São Nicolau, Baptista de Sousa no Mindelo, em São Vicente, de Espargos no Sal, de Mosteiros e de São Filipe no Fogo. Em cada um dos núcleos reuniram-se os estudantes dos mestrados, muitos do setor da saúde.

A palestra moderada pelo Presidente da ENG, contou com as presenças do Ministro da Saúde e Segurança Social Doutor Arlindo do Rosário, da Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, da Pró-reitora para a Pós-graduação e Investigação, Professora Doutora Sónia Silva Victoria, do coordenador do Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, Dr. Carlos Fontainhas, dirigentes do Ministério da Saúde, estudantes dos mestrados em Gestão e Economia da Saúde e em Economia e Finanças e outros convidados.

 

Docente da Universidade de Coimbra palestra sobre “Limites para a Economia da Saúde” na Uni-CV

A Escola de Negócios e Governação (ENG) da Uni-CV, em parceria com o Ministério da Saúde, vai realizar uma palestra sobre os "Limites para a Economia da Saúde", proferida pelo Professor Doutor Pedro Augusto Ferreira, da Universidade de Coimbra, no dia 27 de julho, às 16 horas, no Auditório da Reitoria, no Plateau.

A palestra está enquadrada no âmbito do Mestrado em Gestão e Economia da Saúde e tem como propósito elencar as características específicas da saúde na Economia e áreas de aplicação da economia da saúde.

O Professor Doutor, Pedro Lopes Ferreira licenciou-se em Matemática Aplicada pela FCTUC (1976), obteve o Mestrado em Ciências da Computação (1987) pela mesma Universidade e possui o PhD Industrial Engineering (Decision theory  Health systems) pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA (1990).

É atualmente Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde tem lecionado unidades curriculares de Economia da Saúde, Medição em Saúde, Políticas e Sistemas de Saúde e Estatística. Tem diversos trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, assim como alguns livros.

 

 

Docente de Economia da Universidade de Coimbra visita equipa reitoral

DSC05728

O docente da Universidade de Coimbra, Professor Doutor Pedro Ferreira, foi recebido pela equipa reitoral, na Reitoria da Uni-CV, esta terça-feira, dia 19 de julho.

O Professor Doutor Pedro Ferreira vai lecionar no Mestrado em Gestão e Economia da Saúde na Escola de Negócios e Governação (ENG) de 19 a 26 de julho, período em que também vai proferir a conferência "Limites para a Economia da Saúde".

DSC05730O docente foi recebido pelo Vice-reitor para as áreas de Relações Internacionais e Cooperação, Professor Doutor António Lobo de Pina, a Pró-reitora para Investigação e Pós-graduação, Professora Doutora Sónia Silva, o Presidente da ENG, Doutor Jorge Dias, e coordenador do Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, Dr. Carlos Fontainhas.

O Professor Doutor Pedro Augusto de Melo Ferreira é Professor Associado de Economia Matemática e Modelos Econométricos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Diretor do Centro de Estudos e Investigação em Saúde (CEISUC). A sua vinda à Universidade de Cabo Verde realiza-se em parceria com o Ministério da Saúde.

Pin It