O Ministro das Relações Exteriores, Dr. Jorge Tolentino Araújo, acompanhado da sua comitiva, visitou o Instituto Confúcio no dia 23 de março, às 10:30, coincidindo com a época celebração do 40º Aniversário das relações diplomáticas entre Cabo Verde e China. Da visita participaram a Reitora da Universidade de Cabo Verde, Dra. Judite Nascimento, a Pró-Reitora, Dra. Sónia Vitória e o Pró-Reitor, Dr. João Cardoso, além de outros convidados. A Diretora chinesa, Dra. Zheng Qingjun, os professores e funcionários do Instituto Confúcio receberam o Ministro calorosamente.

Primeiramente a Diretora chinesa convidou o Ministro, Dr. Jorge Tolentino e os restantes visitantes a experimentarem chá chines. O aroma e o sabor do chá verde deram origem a rasgados elogios por parte do Ministro.

Em seguida a Diretora, Dra. Zheng Qingjun convidou o Ministro a uma visita guiada pelo espaço, apresentando a história da implementação do Instituto Confúcio, situação atual e planos futuros, através de uma conversa bastante calorosa.

O Ministro exprimiu a sua surpresa ao saber que mais de 60 pessoas já se inscreveram para as aulas de chinês e que a Universidade de Cabo Verde já estava a lecionar cursos de chinês como disciplina opcional extracurricular, isto tudo em tão pouco tempo depois da inauguração do Instituto Confúcio.

O Ministro também mostrou interesse pelos conteúdos das notícias do Instituto Confúcio que foram publicadas na página do Ministério das Relações Exteriores da China. Depois de uma análise cuidadosa do plano para as aulas de cultura, o Ministro comprometeu-se a tomar parte numa das aulas quando tiver disponibilidade.

O Ministro Dr. Jorge Tolentino também manifestou a sua esperança que as aulas de cultura possam servir como plataforma para o estreitamento das relações entre Cabo Verde e China.

A Diretora do Instituto Confúcio, Dra. Zheng Qingjun, agradeceu ao Ministro pela visita e prometeu trabalhar ainda mais para que o Instituto Confúcio possa continuar a ser um ponto focal das relações entre os dois países.

visiita confucio web

Texto: Zheng Qingjun, Zhang Chi e Xiong Wanping; Imagem: Bruniguel Andrade

 

Uni-CV assinou protocolo com MIREX

MONTAGEM MIREX 1

A Universidade de Cabo Verde assinou um protocolo de cooperação com o Ministério de Relações Externas nesta quarta-feira, dia 23 de março no auditório da Reitoria da Uni-CV, no Plateau. O acordo foi assinado entre o Ministro, Dr. Jorge Tolentino Araújo, e a Reitora da Uni-CV, a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento.

"Para a Uni-CV este protocolo é a formalização de um processo de negociação que estava em curso há muito tempo", afirmou a Reitora à delegação do Ministério.

A Reitora indicou também que a expetativa deste reforço de relações prevê que o MIREX possa também fazer a divulgação externa dos cursos da Uni-CV e que no trabalho conjunto se possam identificar domínios e quadros de interesse com o Ministério.

"Além de termos uma relação direta com os técnicos do MIREX, esperamos que com o nosso trabalho, Cabo Verde possa aproveitar ao máximo os projetos que temos desenvolvido com a União Europeia e do Programa MAC", Reitora.

O Ministro identificou o momento simbólico da visita à Reitoria, local onde o Ministério exerceu o seu espaço de administração por muitos anos.

"Nós temos tudo a agradecer à universidade pela generosidade com que fomos desenvolvendo o protocolo", avançou o Dr. Jorge Tolentino Araújo.

Uma das áreas em que este protocolo terá grande importância é o curso de mestrado de Intregração Regional Africana que vai ser iniciado no ano letivo de 2016/2017, mas também em cursos específicos que o ministério tenha interesse em participar.

O objetivo partilhado entre as duas instituições vai também no sentido de se criar sinergias, designadamente, através da troca de informações relevantes para os seus programas de formação diplomática, da organização de colóquios, seminários em matérias de interesse comum e do acesso a documentação pertinente para o estudo da diplomacia.

Seguidamente a comitiva visitou os espaços da Casa da Música, onde está situado o Gabinete de Comunicação e Imagem, a Cátedra Amílcar Cabral, a Biblioteca do Instituto da Língua Francesa e o Instituto Confúcio, na Escola Grande, no Plateau.

VISITA MOSAICO 1

A delegação finalizou a visita no Campus do Palmarejo onde tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de Enfermagem, de Química e Biologia, Física Geral e Biologia Molecular, além da sala do curso de Relações Internacionais e Diplomacia, o Centro de Ensino à Distância FOADeL, a Cantina, o Tereru di Amizadi, terminando na sala anexo à cantina com um lanche de boas-vindas.

Pin It