A Universidade de Cabo Verde lançou a 2ª edição do Doutoramento e a 5ª edição do Mestrado em Ciências Sociais e o programa de Iniciação Científica na mesma área na quinta-feira, dia 18, no auditório da Reitoria, no Plateau.

O ato da abertura contou com a presença do Vice-Reitor para as áreas de Relações Internacionais e Cooperação, Professor Doutor António Lobo de Pina, da Presidente do Departamento de Ciências Sociais e Humanas (DCSH), Professora Doutora Irene Cruz e do Coordenador da Pós-Graduação em Ciências Sociais, o Professor Doutor Crisanto Barros.

O coordenador da Pós-Graduação em Ciências Socias realçou a importância da mesma que resultou do engajamento de muitas pessoas que estiveram no processo de construção do curso.

“Estamos a preparar a sociedade para uma nova etapa para enfrentar os seus problemas sociais”, afirmou o Vice-Reitor, que também apontou ser uma honra para a Universidade de Cabo Verde poder realizar a 2ª edição do Doutoramento e da 5ª edição do Mestrado em Ciências Sociais.

ppgc site

O evento foi marcado pelo Seminário Internacional “Desafios metodológicos sobre estudos de Mobilidade Humana Contemporânea”, no qual foram apresentados trabalhos do projeto de pesquisa "Família e Migrações" por professores investigadores de diferentes universidades. O sociólogo Cláudio Furtado da CEAO-UFBA Brasil foi o moderador dos temas: “Seguindo famílias em movimento: reflexões sobre os desafios da pesquisa etnográfica em contextos de mobilidade” apresentado via Skype por Andréa Lobo, antropóloga da DAN-ICS-UnB no Brasil; “Mobilidades e processos de mudança social em Cabo Verde: Repensando as perspetivas e possibilidades metodológicas do campo das migrações” por Iolanda Évora pesquisadora do CEsA/CSG/ISEG-UL, em Portugal; e “Reflexões metodológicas sobre a relação entre "família em movimento" e contexto de partida e políticas migratórias dos países de acolhimento” por Pierre-Joseph Laurent, antropólogo na UCL, Bélgica. O Seminário terminou com o debate de questões colocadas pelo público.

Seguidamente foi lançado o livro "As Ciências Sociais em Cabo Verde: temáticas, abordagens e perspetivas teóricas", dos organizadores Cláudio Alves Furtado, Pierre-Joseph Laurent e Iolanda Évora, que conta com selo Edições  Uni-CV.

A obra foi fruto do Colóquio Internacional realizado em 2012 sobre o tema”As Ciências Sociais em Cabo Verde Quem somos? Para onde vamos?”, na Cidade da Praia.

O livro foi apesentado pela Professora Doutora Iva Cabral, que afirmou que a obra transmite os desafios que os organizadores do colóquio colocaram aos investigadores.

“Os textos dos pesquisadores nesta obra proporcionam o aumento e a prova do avanço paulatino em Cabo Verde de um conhecimento endógeno baseado na nossa realidade”, afirmou a apresentadora do livro.

“Esta obra permite-nos também reconhecer que se está a constituir neste país um grupo de investigadores em Ciências Socias que pensa Cabo Verde de uma forma intelectual e politicamente autónoma, produzindo uma rutura com o passado”, frisou.

Depois da apresentação, a Diretora das Edições Uni-CV, a Dra. Elizabeth Coutinho, agradeceu a cada um dos autores dos artigos, e ao Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação que patrocinou a obra. Finalmente, seguiu-se uma sessão de autógrafos pelos três organizadores: Cláudio Furtado, Pierre Joseph-Laurent e Iolanda Évora.

ppcs 12

 

doutoramento site

Evento Geral seminario

A Universidade de Cabo Verde vai fazer o lançamento da 2ª edição do Doutoramento e da 5ª edição do Mestrado em Ciências Sociais e do programa de Iniciação Científica na mesma área esta quinta-feira, dia 18, às 15h00, no auditório da Reitoria, no Plateau.

O evento será marcado pelo Seminário Internacional “Desafios metodológicos sobre estudos de Mobilidade Humana Contemporânea”, com início às 15h30, no qual serão apresentados trabalhos do projeto de pesquisa "Família e Migrações" por investigadores de universidades do Brasil, Portugal e Bélgica. As apresentações abordarão os desafios da pesquisa etnográfica; processos de mudança social; e contexto de partida e políticas migratórias dos países de acolhimento.

O lançamento, pelas Edições Uni-CV, do livro "As Ciências Sociais em Cabo Verde: temáticas, abordagens e perspectivas teóricas", dos organizadores Cláudio Alves Furtado, Pierre-Joseph Laurent e Iolanda Évora, será realizado às 18h e conta com a apresentação da Professora Doutora Iva Cabral.

A obra reúne uma parte substancial das comunicações apresentadas no Colóquio Internacional “As Ciências Sociais em Cabo Verde. Quem somos? Para onde vamos?”, realizado em setembro de 2012 na cidade da Praia-Cabo Verde, numa iniciativa que envolveu a Universidade de Cabo Verde, a Universidade Católica de Louvain-la-Neuve e com o apoio da Universidade Livre de Bruxelas, no quadro de um projeto de cooperação inter-universitária financiado pela Comissão Universitária para o Desenvolvimento (CUD), integrante da Academia de Pesquisa e Ensino Superior (ARES) da Federação Wallonie e Bruxelas.

O livro produz uma reflexão crítica sobre o estado da arte da pesquisa em ciências sociais em Cabo Verde e as grandes questões que se lhe colocam tanto do ponto de vista da sua relevância teórica quanto social.

Pin It