LIVRO ENG

A Escola de Negócios e Governação (ENG) da Universidade de Cabo Verde recebeu um exemplar do livro na área de Secretariado intitulado “Secretariado Executivo para Concursos”, da escritora brasileira Fernanda Fonseca Machado, no dia 11 de fevereiro. A escritora fez-se representar pela Presidente da Associação dos Profissionais de Secretariado de Cabo Verde e Ex-aluna da Escola de Negócios e Governação, Edna Timas.

Para o Presidente da ENG, Doutor José Jorge Dias, a oferta foi considerada bem-vinda, tendo em conta que a Biblioteca da Unidade Orgânica carece de bibliografia na área de Secretariado.

O Presidente também reiterou todo o interesse da Escola em estabelecer uma parceria com a Associação dos Profissionais de Secretariado de Cabo verde.

Fernanda Fonseca Machado é formada com bacharelado em Secretariado Executivo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC (1994/1998). Durante esse período trabalhou como secretária executiva em várias instituições públicas e privadas.

A partir de 1998, lecionou em cursos livres na área secretarial, em instituições como SENAC, SENAI, Microlins e etc. A partir de 2001, começou a trabalhar como docente no Curso Superior de Secretariado Organizacional Formação Trilíngue da Universidade Católica de Pelotas-RS, tendo coordenado o Laboratório Organizacional (laboratório de práticas secretariais).

Em 2005 assumiu como docente o curso de bacharelado em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Amapá-AP. Durante os quatro anos que permaneceu, dedicou-se à coordenação do curso e à coordenação de estágios e orientação de trabalhos de conclusão de curso. Especializou-se em Gestão Empresarial pela FURG-RS (2000) e também em Docência no Ensino Superior pela UGF-RJ (2009). Com o objetivo de se dedicar integralmente à docência, Fernanda Fonseca Machado fez um mestrado em Educação (2011).

Desde 2010, é secretária-executiva da Universidade Federal de Pelotas-RS. Ao longo dos seus quinze anos de carreira, tem atuado nas áreas de gestão secretarial, estágio, eventos, correspondência, arquivologia, etiqueta pessoal e profissional, tendo publicado um capítulo de livro e o Livro Secretariado Executivo para Concursos. 

Edna Timas, é Presidente da Associação dos Profissionais de Secretariado de Cabo Verde e licenciada em Relações Públicas e Secretariado Executivo, vertente Secretariado, pela Escola de Negócios e Governação. Ciente da carência de livros da área na referida biblioteca, tem feito um esforço junto de algumas associações internacionais e autores das áreas de Secretariado com o objetivo de mobilizá-los a apoiar a Instituição com donativos em livros.

A escritora brasileira prontificou-se a disponibilizar o seu livro para a Biblioteca da ENG, logo no primeiro encontro realizado com a associação.

Pin It