0001 1

A Universidade de Cabo Verde, através da sua Escola de Ciências Agrárias e Ambientais em colaboração com os professores Michael Mazurana e Miguel Dall’Agnol, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil, promovem aula prática de utilização de uma semeadora e adubadora manual para propriedades rurais, na quinta-feira, dia 28 de Janeiro, às 12h30, na Estação Experimental do INIDA, em São Domingos.

O Saraquá, também conhecido como matraca ou simplesmente plantadora é uma ferramenta que está ao serviço do agricultor rural, independentemente do tamanho da propriedade que dispõe. A sua simplicidade de construção e operação torna-o num equipamento versátil e de grande utilidade pelos produtores.

O Saraquá permite a semeadura de milho, feijão, girassol, sorgo, entre outras culturas de grãos ditos maiores. Além disso, permite a semeadura de duas culturas (ex. milho e feijão) ao mesmo tempo e permite a utilização de um dos reservatórios com fertilizantes (químicos ou não). Apresenta peso (3,3 kg) e tamanho (90 cm de altura) reduzidos, permitindo fácil operação em qualquer condição de terreno, ou força de trabalho (homem ou mulher).

Pin It