A Universidade de Cabo Verde recebeu dois programas estatísticos e gráficos utilizados em universidades americanas e no Brasil, CoPlot e CoStat, desenvolvidos pela CoHort Software, sediada em Monterrey, Califórnia, USA. Os softwares foram recebidos das mãos do Professor Doutor Carlos Costa, na segunda-feira, dia 18 de janeiro.

O CoStat é um poderoso software estatístico associado a um não menos poderoso programa gráfico, o CoPlot. Embora sejam programas comerciais, a CoHort Software disponibilizou as suas licenças à Uni-CV, de forma oficial e gratuita, para uso estritamente académico, para instalação em todos os computadores da universidade.

Além disso, os estudantes regularmente matriculados na Uni-CV (graduação e pós‐graduação) também poderão instalar o programa nos seus computadores pessoais (portáteis). Para tanto, basta utilizar tanto o número de licença disponibilizada à Uni-CV como, por ação individual, solicitar a licença também gratuita, à CoHort Software, via e‐mail.

A Universidade de Cabo Verde também recebeu uma doação para o acervo da biblioteca que se traduziu num exemplar do manual do programa CoStat, em português. Este manual, intitulado “CoStat é um programa para quem pensa que não gosta de Estatística”, foi concebido para que o usuário possa acompanhar, por meio de exemplos, passo a passo, todas as etapas de execução dos procedimentos.

O manual é da autoria de dois professores de instituições brasileiras, Doutor Carlos Costa, do IMED Business School, da Faculdade Meridional – IMED e do Doutor Florindo Luiz Castoldi, da Faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo - UPF.

O professor Carlos Costa está em Cabo Verde, na cidade da Praia, onde proferiu três palestras na Uni-CV, para estudantes de graduação e pós-Graduação sob o título “Programas gráfico e estatístico para tornar a sua vida mais fácil”.

Para uma visão panorâmica sobre os programas CoStat e CoPlot acesse o arquivo clique aqui

 

DSC01556Uni-CV: Porquê este programa, sabendo que hoje em dia existem outros programas que podem fazer análise estatística?

Carlos Costa: Os programas estatísticos que existem são muito caros! Para a Uni-CV ter, oficialmente, um desses programas para instalar em todos os computadores, isso custaria provavelmente 400 mil contos. Este programa que combina CoStat e CoPlot, que trabalha em conjunto dois programas num só, oferece a vantagem de ser um programa doado e da Uni-CV ter a permissão de uso pela empresa que o desenvolveu, então os estudantes podem criar uma cultura de uso de programa estatístico, enquanto estudantes e também o facto de muitos estudantes usarem facilita a disseminação e o uso mais intenso dele. A grande vantagem é ser um programa que atende às necessidades dos estudantes a nível de graduação e de pós-graduação considerando-se desde ciências sociais à agronomia, engenharias e outras áreas.

Uni-CV: Que vantagens este programa trará para a Universidade de Cabo Verde?

Carlos Costa: A grande vantagem é disseminar o uso estatístico tendo em conta que em todas as áreas a estatística é importante porque estamos na era do conhecimento a trabalhar com dados que é uma coisa comum em todos os setores e segmentos.

Uni-CV: Porque é que a empresa resolveu doar este programa à Universidade de Cabo Verde?

Carlos Costa: O programa foi doado porque eu solicitei à empresa, em nome da Uni-CV, para disponibilizarem a licença para o uso da Uni-CV, uma vez que eu estava em Cabo Verde a ministrar palestras. 

Uni-CV: Qual é a diferença entre este programa e outos programas estatísticos?

Carlos Costa: A grande diferença é que este programa é mais amigável, fácil de uso, de modo a atrair os estudantes a usarem mais facilmente. Na nossa avaliação estes programas podem resolver 99% dos problemas que conhecemos em estatística.

Pin It