sas sitewA Universidade de Cabo Verde, através dos Serviços de Ação Social informa que decorre o processo de seleção de estudantes que exercem o voluntariado na Academia para a atribuição do Prémio de Mérito Cívico. Avalia-se a ação dos voluntários do ano letivo 2014/15.

Desde a criação dos Serviços de Ação Social, em Novembro de 2008, tem sido prática a promoção do voluntariado na Academia como expressão do exercício da cidadania. Foi desenvolvido ao longo destes anos um leque diversificado de ações com vista ao incentivo do mesmo e na sequência foi criado o Corpo de Voluntários da Uni-CV, na Praia e no Mindelo.

É deste grupo organizado que surgem os principais dinamizadores da cultura, do desporto, do projeto “universidade amiga da comunidade”, do serviço de protocolo que suporta os diversos eventos da/na Academia e inclusive da criação da Associação Académica (ACAD). O Corpo de Voluntários foi criado/dinamizado em todas as Unidades Orgânicas.

É graças ao trabalho abnegado de muitos estudantes que, sobretudo os Serviços de Ação Social (SAS), tem sido capaz de cumprir muitos dos objetivos traçados no início de cada ano.

Para além do reconhecimento pela Uni-CV da participação ativa, abnegada e solidária do Voluntário a favor principalmente da Academia, pretende-se também com a atribuição do Prémio de Mérito Cívico atingir os seguintes objetivos:

a)    Incentivar a prática voluntariado na Academia e fora dela;

b)    Combater o abandono dos estudos; e

c)    Promover o sucesso académico dos voluntários.

Para o efeito foram definidos e aprovados critérios a partir dos quais foi construído uma grelha de avaliação dos potenciais candidatos, nomeadamente:

a)    Pertença do vencedor a um dos grupos de Voluntariado, cuja ação é reconhecida e acompanhada pelos Serviços de Ação Social, nomeadamente, a Associação Académica ou o Corpo de Voluntários da Uni-CV;

b)   Ter-se destacado pelo empenho, pela motivação e pela ação impactante em causas sociais e referentes à dinamização da vida académica;

c)    Frequência de aulas na Academia;

d)   Ter aproveitamento académico;

e)    Estar em dificuldades de cumprir os seus compromissos financeiros para com a Instituição devido à situação socioeconómica da família a que pertence.

Estão envolvidos no processo de seleção dos premiados com o Mérito Cívico, para além dos Serviços de Ação Social, os Serviços Administrativos e Financeiros, os Serviços Académicos, a Direção da ACAD e os Coordenadores do Corpo de Voluntários da Uni-CV, na Praia e no Mindelo.

Grelha de avaliação

Pin It