cisd finalA Universidade de Cabo Verde, através do Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos do Departamento de Ciências Sociais e Humanas (DCSH), realizou o 1º Congresso Internacional de Segurança e Defesa sob o lema "Cidades, Criminalidade, Tecnologia e Género", que aconteceu de 15 a 19 de novembro, no auditório do campus do Palmarejo, na Praia.

A Sessão Solene da Abertura contou com a presença da Presidente do Conselho Diretivo do DCSH, Professora Doutora Irene Cruz, do representante do Reitor da Universidade Federal do Pará, Professor Edson Ramos, do Comandante da Polícia Nacional, Manuel Alves e da coorganizadora do Congresso, Professora Doutora Sílvia Almeida.

A Conferência da abertura foi realizada pelo Professor Doutor Carlos Belino Sacadura que afirmou: “Esta Conferência sobre Ética, Justiça e Segurança Jurídica pretende levantar algumas questões ligadas aos temas do Congresso sobre Segurança Pública, começando pelo debate contemporâneo em torno da relação entre Justiça, Direito e Ética, constituindo esta relação o fundamento da segurança pública nas sociedades democráticas. Nesta abordagem recorre-se à Filosofia Política, à Filosofia do Direito e à Ética, que fornecem os conceitos operatórios para desenvolver a reflexão da qual se apresenta aqui uma síntese”.

O Professor Doutor  Carlos Belino Sacadura abordou ainda outros temas e autores de referência sobre Ética, Justiça e Segurança, como Hans Jonas, Amartya Sen, Jurgen Habermas, Karl Popper, Jean-Paul Dupuy e Norbert Horn, entre outros, na intenção de, com esta intervenção inicial, introduzir algumas temáticas que iriam ser discutidas e retomadas no Congresso.

A Presidente do DSCH afirmou que a questão de insegurança é vasta mas, normalmente, acredita-se que a sua centralidade nos centros urbanos está ligada a fatores como o aumento da criminalidade nas sociedades contemporâneas ao generalizar o sentimento de medo e da insegurança nestas sociedades e a dissolução das certezas do passado que forneciam algumas seguranças as pessoas.

“É por esta razão, que eventos desta natureza adquirem uma importância fundamental na academia por se traduzirem em momentos de trocas de informações e debate que constituem pedra basilar no assunto”, acrescentou.

A coorganizadora do Congresso, sublinhou que o mais importante é dar corpo à parceria existente entre a Universidade de Cabo Verde e a do Pará, no Brasil, na questão do programa de mestrado entre os dois países.

O comandante da Polícia Nacional, Manuel Alves, que falou em nome da PN, saudou o congresso e regozijou-se com o debate dos temas em pauta, visto tratar-se de problemas enfrentados por Cabo Verde no sector da segurança e criminalidade.

A composição da mesa da sessão do encerramento contou com a presença da Ministra da Administração Interna, Drª. Mariza Morais, da Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação da Uni-CV, Professora Doutora Sónia Silva Victória, da Presidente do CD do DCSH e do representante do Reitor da ULPA.

A ministra da administração interna, sublinhou que a segurança no país deve ser analisada com “seriedade, rigor e firmeza” por parte das instituições.

“A Uni-CV tem tido um papel muito forte junto do Ministério da Administração Interna. As decisões têm de ser apoiadas cientificamente e nós já tivemos a oportunidade de contar com a Universidade para tomar decisões importantes”, acrescentou fazendo alusão ao trabalho realizado pela equipa da universidade pública aquando da última erupção vulcânica.

Durante os três dias foram apresentados sete painéis com 34 trabalhos.

 MONTEGEM CISD

 Uni-CV realiza 1º COngresso Internacional de Segurança e Defesa

A Universidade de Cabo Verde e a Universidade Federal do Pará, através do Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos – PPGDSMC realizam o 1º Congresso Internacional de Segurança e Defesa (1ºCISD), sob o lema  “Cidades, Criminalidade, Tecnologia e Género”, de 15 a 19 de novembro, no auditório do Campus do Palmarejo, na cidade da Praia.

Este Congresso tem por objetivo discutir, em conjunto com a sociedade, os novos caminhos da Segurança e Defesa em Cabo Verde e no Brasil, em particular no Estado do Pará e na Cidade da Paria.

A agenda do Congresso abordará diversas linhas temáticas em torno do lema “Cidades, Criminalidade, Tecnologia e Gênero”, com uma distribuição de sete painéis: i) Cidades, ordenamento territorial e segurança pública; ii)  Tecnologias da informação e comunicação em segurança; iii)  Segurança pública e o fenómeno da criminalidade urbana juvenil; iv) Migração e tráfico internacional de drogas e de pessoas; v)Violência baseada no género, saúde e políticas de segurança; vi) Segurança pública, defesa e relações internacionais; vii) Cooperação interuniversitária para a formação em segurança pública na comunidade dos países de língua portuguesa.

O dia 15 será dedicado ao desfile da Policia Nacional e a visitas técnicas. O dia 16 será destinado à apresentação de trabalhos com destaque para a sessão solene de abertura. Os dias 17 e 18 serão reservados a conferências e apresentações de trabalhos. O dia 19 será dedicado a visitas técnicas e atividades culturais.

A insegurança é atualmente uma das maiores preocupações dos cidadãos e a busca de soluções para esta realidade é responsabilidade não apenas do Poder Público, como também de todos os membros da sociedade. A sociedade clama por mudanças e reavaliações em todo o contexto da segurança pública: estrutural e operacional.

A segurança pública é operacionalizada com base em discussões científicas, políticas e na ênfase para encontrar novos meios, técnicas e mudanças de ações visando a melhoria do bem-estar da população.

O 1º CISD reunirá autoridades locais, regionais, nacionais e internacionais, as ONG’s, a comunidade científica e a população em geral para juntos, a partir de seminários, palestras e oficinas, contribuírem de forma concreta para a busca de soluções para os graves problemas que os nossos países enfrentam no âmbito da segurança e defesa. 

Programa do evento

Página do Congresso

ICISD

Pin It