A Universidade de Cabo Verde, através do seu Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais (LPCS), realizou uma conferência intitulada "as violências baseadas no género no meio escolar na ÁFRICA ocidental" proferida pela professora investigadora, Doutora Elisabeth Hoffmann. A conferência aconteceu, na sexta-feira, 15 de janeiro, na sala 201, no Edifício da Escola Grande, no Plateau.

A conferencista abordou a problemática das definições na investigação sobre "temas sensíveis" num contexto intercultural, onde afirmou que as alunas são as primeiras vítimas das violências de género baseadas na escolarização.

"Essas violências são fatores que freiam a aprendizagem das vítimas e das que se sentem em perigo comprometendo os efeitos potenciais da educação" apontou.

"Elas estão entre os fatores de abandono escolar pelas vítimas e também, por antecipação, das alunas cujos pais receiam a violência pelo facto de serem escolarizadas”, acrescentou.

Elisabeth Hoffmann estudou nas universidades de Freiburg i.Br. (Alemanha), Saarbrücken (Alemanha), Sorbonne (Paris) (grau: es licença lettres), e pela Université Libre de Bruxelles (Bélgica), onde obteve o título de Doutor em Direito, em 1970. Trabalhou como delegada de pesquisa do Centro de Direito Privado ("Centre de Droit Privé"), da Universidade de Bruxelas durante vários anos.

Esta conferência foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e contou com a presença de docentes e estudantes da Uni-CV.

MONTAGEM SOCIAIS

 

Pin It