bascudja1

A Universidade de Cabo Verde, através do seu Departamento de Ciências Sociais e Humanas (DSCH), realizou um evento sob o lema "Baskudja Rais - Juntos na Diversidade Cultural", os dias 17 e 18 de dezembro, no Campus do Palmarejo.

O evento foi organizado pelos estudantes do 4º ano do curso de Gestão do Património Cultural, enquadra-se na disciplina de Gestão de Organizações Culturais, ministrada pela Professora Arlinda Fortes e tem por objetivo levar os estudantes a por em prática conhecimentos adquiridos na unidade curricular referida, numa partilha com os demais membros da comunidade da Uni-CV.

A Sessão Solene da Abertura contou com a presença da Vogal Académica do DCSH, Mestre Maria Salomé Miranda, do Professor Charles Akibode, da Professora Arlinda Fortes e do Presidente da Comissão Organizadora, Carlos Lopes, mais conhecido por Romeu d’ Lurdes.

De acordo com a comissão organizadora, o evento exigiu espírito de equipa e sacrifício.  “Com este evento queremos mostrar a significância das coisas baseando-as na valorização da memória, da criatividade da cultura, da tradicionalidade cabo-verdiana”, afirmou o presidente da comissão organizadora.

“Baskudja Rais” é um termo genuíno da ilha de Santiago que pretende mostrar que realmente é preciso “Baskudja Rais” (Investigar as raízes), para conhecermos melhor a nossa cultura, tradição, a música”, frisou.

Durante os dois dias foram realizadas, entre outras, várias atividades, desde a conferência, a atuação de artistas, exposição de artesanato, peças de teatro, apresentação de gastronomia e feira de saúde.

 O evento contou com o apoio dos estudantes de enfermagem da Uni-CV, da Igreja Adventista do Sétimo Dia e da Unitel t+.

 

Estudantes da Uni-CV realizam evento sob o lema "Baskudja Rais - Juntos na Diversidade Cultural"

Banner Unic BASKUDJA RAIZ

A Universidade de Cabo Verde, através do seu Departamento de Ciências Sociais e Humanas, realiza um evento sob o lema "Baskudja Rais - Juntos na Diversidade Cultural", os dias 17 e 18 de dezembro, no Campus do Palmarejo.

Este evento foi organizado pelos estudantes do Curso de Gestão do Património Cultural e enquadra-se na disciplina de Gestão de Organizações Culturais, ministrada pela Professora Arlinda Fortes. Em essência, trata-se de uma atividade de extensão universitária com forte pendor académico, visto que os estudantes são levados a por em prática conhecimentos adquiridos na unidade curricular referida, numa partilha com os demais membros da comunidade da Uni-CV.

Para os promotores, apoiados pela docente da disciplina e pela coordenação do curso, este evento tem lugar num momento particular da vida da humanidade. Vivemos, presentemente, situações que acontecem no mundo, traduzidas em grandes horrores em matéria de intolerância e terrores humanos. São ceifadas vidas e devastados patrimónios seculares da humanidade.

A aproximar da quadra festiva natalícia apresenta-se como momento propício para a evidenciação de valores de solidariedade e amizade, bem como o amor ao próximo, os quais, se sobrepõem. É também oportunidade para se contribuir para o despertar da consciência da comunidade académica (estudantes e professores) e sociedade em geral, para um juntar de vozes a favor da paz e do amor entre os povos, bem como para a preservação de heranças (materiais e imateriais) que a todos pertencem.

Durante estes dois dias serão desenvolvidas vários atividades nomeadamente: palestras, feira de saúde exposição de artesanatos, peças de teatro, apresentação de gastronomia e muito mais. 

Atividades (Campus do Palmarejo)

Abertura e Conferência 1 - SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO E A CULTURA DA PAZ - DR. CHARLES AKIBODÉ - dia 17/12/2015 – 10:00h

Reabertura e Conferência 2 - CABO VERDE UMA DIPLOMACIA UTIL E DE PAZ - SR. EMBAIXADOR ANTONIO LIMA, dia 18/12/2015 – 10:00h

Outras atividades

 DIA 17/12 – Quinta-feira

Praça da Tradição – Das 11:00h às 18:00h com:

  • Exposição Gastronómica
  • Exposição de artesanato
  • Projeção de Slides
  • Baú cultural (Desfile trajes; Música; Poesias; Dança; Teatro…)
  • Angariação dos «presentes» para as comunidades locais

DIA 18/11 – Sexta-feira

  • Praça da Tradição (continuação
  • Encerramento do Evento – 21:00h
Pin It