O Instituto de Língua Francesa (ILF), da Universidade de Cabo Verde, apresenta o livro "Capverdiens: L' Archipel Par Ses Habitants", do Investigador e Antropólogo Francês, Christophe Pons. O evento realiza-se na sexta-feira, dia 4 de dezembro, às 17h:30m, no ILF, edifício da Escola Grande, no Plateau.

A obra, que resulta de uma investigação que durou mais de um ano no arquipélago de Cabo Verde, é composta por depoimentos e fotografias do povo cabo-verdiano. Mulheres e homens de várias ilhas tomam a palavra para falar das suas vidas, contando as suas memórias, expressando as suas esperanças e questionando a sua identidade. Revisita-se a independência e são abordadas as relações de género, a música, estilos de vida, a migração, as peculiaridades de cada ilha ou região, histórias que retratam a história e a realidade de Cabo Verde em toda a sua diversidade.

Christophe Pons é Investigador e Antropólogo da Universidade Aix Marseille, em França. Trabalhou no Norte da Europa (Islândia, Ilhas Faroé) no âmbito da temática das relações habituais entre mortos e vivos, espiritualismo e várias denominações cristãs. Os seus interesses de pesquisa atuais versam assuntos relacionados com Cabo Verde.

A apresentação do livro estará a cargo do Doutor Arlindo Mendes, sendo que a obra teve o alto patrocínio da Embaixada de França em Cabo Verde.

cartaz ilf2

Pin It