para Setee A Universidade de Cabo Verde, através dos Serviços de Ação Social (SAS), promoveu a 1ª Corrida Universitária que contou com mais de 100 participantes no que se revelou um sucesso da organização, na divulgação e na concretização dos objetivos propostos para este evento, que decorreu no sábado, 21 de novembro, na cidade da Praia.

Esta iniciativa teve como finalidade dinamizar o atletismo no meio académico, na Uni-CV, proporcionando uma prática desportiva saudável a discentes, pessoal docente e não docente, de ambos os sexos, com a promoção da prática da marcha e da corrida.

corrida1

 A Diretora dos Serviços de Ação Social, Dr. Maria José Alfama, disse que esta corrida teve o propósito de educar: “Esta corrida enquadra-se no dia da comemoração do 9º aniversário da Universidade de Cabo Verde e tem como propósito educar, promover a saúde, mas, sobretudo, incentivar a prática do atletismo na Uni-CV”.

“A ligação com a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) é, sobretudo, por causa da comemoração do dia da casa de banho. Todos nós estamos a promover a saúde e, por isso, essa ligação”, acrescentou a DSAS.

Nesta 1ª Corrida Universitária, os prémios foram entregues aos alunos da Uni-CV: em primeiro lugar, a Ulisses Pontes, do 4º ano do curso de Ciências Biológicas; em segundo lugar ficou Edmilson Gentil, do 1º ano do curso de Educação Física e Desporto e o terceiro lugar foi conseguido por Nelson Varela Tavares, do 2º ano do curso de Gestão e Património Cultural.

corrida3

 Na categoria de corrida feminina, ficou, em primeiro lugar, a aluna Evandra Varela do 1º ano do curso Estudos Ingleses, em segundo lugar, ficou Ilci Semedo, do 3º ano de Estudos Cabo-verdianos e Portugueses e o terceiro lugar foi conquistado por Anícia Mendes, do 1º ano do curso de Enfermagem.

Na categoria de funcionários, Danílson Furtado, do Gabinete de Comunicação e Imagem, foi o único funcionário a receber a medalha e Edna Semedo, do Recursos Humanos, foi a única funcionária a receber também a medalha.

Durante o ato de entrega dos prémios foram rifados um smartphone e uma pen-drive que foi entregue a Danielson Barros, aluno do 2º ano da Engenharia Química e Biológica e a Ismael Ferreira, do 4º do curso de Estudos Ingleses.

No ato da entrega dos prémios, o Administrador-Geral, Dr. Mário Lima, felicitou a organização pela iniciativa.

corrida2

 “Parabenizo os SAS pela organização deste evento que marca o aniversário da Universidade de Cabo Verde que é precisamente hoje (21 de novembro). As comemorações centrais ocorrerão na segunda-feira, dia 23, porque a data coincidiu com fim-de-semana, mas hoje é, efetivamente, o dia do aniversário da universidade pública de Cabo Verde. Marcar o dia com este ato - o desporto é saúde - então parabenizamos a universidade, em especial a organização, os SAS, a Associação dos Estudantes da Uni-CV, mas, sobretudo, os participantes”, afirmou o Administrador-Geral.

Por sua vez, a presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Professora Doutora Filomena Fortes, afirmou que esta iniciativa é para continuar, mas é preciso que haja organização. “É preciso que dentro da universidade se respire o desporto”, acrescentou.

A Corrida Universitária contou com o apoio do Comité Olímpico Cabo-verdiano, da Camara Municipal da Praia, da Proteção Civil, da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, da Policia Nacional, do Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento Território, da Cooperação Cabo Verde – Luxemburgo, da Agência Nacional de Água e Saneamento, da Direção-geral dos Desportos e da Cruz Vermelha.

 

Uni-CV promove 1ª Corrida Universitária          

No ano em que se afirmou como a 2º melhor Universidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, em várias áreas de ensino e investigação, a Universidade de Cabo Verde vai celebrar o seu 9º aniversário. De entre várias atividades para celebrar a data, a Uni-CV, através dos Serviços de Ação Social (SAS), e em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Atletismo, promove a I Corrida Universitária, no dia 21, às 8 horas com concentração frente ao Gimnodesportivo (Chã de Areia) às 08h30 - Passando pela Prainha Quebra Canela - Praia Shopping - H2o - Uni-CV Campus de Palmarejo.

Esta iniciativa tem como finalidade dinamizar o atletismo no meio académico na Uni-CV, proporcionar uma prática desportiva saudável aos discentes, pessoal docente e não docente, de ambos os sexos, com a promoção da prática da marcha e corrida.

Esta corrida terá um cunho especial pois, pela primeira vez, a Uni-CV, com o apoio institucional da Agencia Nacional de Água e Saneamento e da Cooperação Luxemburguesa, associa-se ao movimento Urgent Run, numa campanha de advocacia pelas casas de banho, promovida pela Organização Mundial das Casas de Banho, em parceria com as Nações Unidas, para assinalar o Dia Mundial das casas de banho (19 de Novembro), data instaurada pelas Nações Unidas  para chamar a atenção da comunidade internacional para a urgente necessidade de se estabelecerem ações para pôr fim à crise no saneamento. Assim, será realizada, paralelamente à corrida, uma marcha pelas principais artérias do bairro do Palmarejo, aproveitando-se o momento para se passar a mensagem de sensibilização.

web I corrida universitaria 1

 

Pin It