site d

A Universidade de Cabo Verde e a Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI) criaram a plataforma de Vigilância Tecnológica e acolheram a sessão do encerramento do projeto UPInnovaCaV, na quinta-feira, dia 19 de novembro, na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento e no auditório da Reitoria (Plateau), na cidade da Praia.

A Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC) e a Fundação Universitária de Las Palmas (FULP) desenvolveram, em 2015, no âmbito do projeto UPInnovaCaV, atividades de capacitação de gestores de inovação, a criação da unidade de produção da inovação, a chamada UPI, atividades de inovação e estudos sobre ecossistemas de inovação em Cabo Verde.

O projeto UPInnovaCaV é financiado pela União Europeia e visa incrementar e consolidar o ecossistema de inovação em Cabo Verde, bem como aumentar os níveis de desenvolvimento e integração socioeconómica da região ultraperiférica, através da criação de um espaço comum de colaboração e transferência de conhecimentos entre o sector público, as instituições de pesquisa e desenvolvimento e o sector privado.

A composição da mesa contou com a presença da representante da ADEI, Dra. Dúnia Lopes, da Vice-Reitora para a Extensão Universitária, Professora Doutora Dora Pires, do representante FULP, do diretor geral Eduardo Martin-Neda, do representante da ULPGC, Doutor Juan Rodríguez e do representante do Plan Bgroup, Doutor Alberto Santana.

A abertura oficial do evento foi realizada pela Vice-Reitora para a Extensão Universitária que afirmou que o projeto está a ser implementado desde 2012 e esta é a última fase de todo um trabalho que vem sendo feito com os parceiros.

montangemQQD

“O centro UPInnovaCaV vai estar a trabalhar com as nossas pequenas e médias empresas e com a participação da ADEI no sentido de rentabilizar todos os conhecimentos que foram adquiridos durante esta parceria com as várias entidades envolvidas” acrescentou.

Durante a cerimónia foram apresentados a plataforma de vigilância tecnológica para o sector das pescas e os catálogos dos serviços da Universidade de Cabo Verde e das Canárias.

A plataforma de vigilância tecnológica é um projeto que recolhe informações do mercado para as disponibilizar às empresas tornando-as assim mais competitivas.  

O catálogo da Universidade de Cabo Verde foi apresentado pela Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação, Professora Doutora Sónia Silva Victória.

O ato do encerramento do projeto UPInnovaCaV aconteceu na auditório da Reitoria, com a seguinte composição da mesa: Vice-Reitora para a Extensão Universitária,  Administrador da ADEI, Doutor Francisco Lima Fortes, diretor da Mobilidade da Universidade de Las Palmas Gran Canaria, Doutor Anastácio Henríquez, Diretor-Gerente FULP, Sr. Eduardo Manrique de Lara Martín-Neda e o Diretor das operações FULP, Doutor Adolfo Fernández.

O discurso de encerramento foi proferido pela Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação que afirmou que é necessário incutir nos jovens o espírito de inovação, estimular uma cultura de sustentabilidade, promovendo o empreendedorismo de forma sustentável através da formação de jovens empreendedores, inovadores e de empresários.

“A Universidade pode ser um centro de prestação de serviços e enquadrar-se na elevada competição das redes internacionais, mas, para tal, deve estar aberta aos desafios de educar para inovar,” acrescentou. 

Durante o ato de encerramento foram entregues os diplomas aos formandos e empresários.

 

 

Uni-CV acolhe encerramento do projeto da UPInnovaCaV

upinnovacav site

A Universidade de Cabo Verde e a Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI) acolhem o encerramento do projeto UPInnovaCaV, em parceria com a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC) e a Fundação Universitária de Las Palmas (FULP), na próxima quinta-feira, dia 19 de novembro, às 17h:30m, no auditório da Reitoria (Plateau), na cidade da Praia.

A sessão de encerramento do projeto UPInnovaCaV será realizada pela Vice-Reitora da Extensão Universitária, Professora Doutora Dora Gomes Pires.

O projeto UPInnovaCaV é financiado pela União Europeia e visa incrementar e consolidar o ecossistema de inovação em Cabo Verde, bem como aumentar os níveis de desenvolvimento e integração socioeconómica da região ultraperiférica, através da criação de um espaço comum de colaboração e transferência de conhecimentos entre o sector público, instituições de pesquisa e desenvolvimento e o sector privado.

O ato do encerramento conta com a presença do Presidente da ADEI, Dr. Frantz Tavares, do Diretor de Operações FULP, Sr. Adolfo Romaní Fernández, do Diretor-Gerente FULP, Sr. Eduardo Manrique de Lara Martín-Neda, membros da equipa reitoral e representante da ULPGC.

Pin It